O que pode diminuir o efeito do anticoncepcional?

Perguntado por: rprates . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.6 / 5 3 votos

Alguns tipos de medicamentos, como antibióticos e anticonvulsivantes, podem diminuir a efetividade de anticoncepcionais hormonais, em especial os de via oral.

Álcool. O uso de álcool é uma importante interação dos anticoncepcionais. Em altas concentrações, esta droga pode alterar a farmacocinética dos anticoncepcionais, diminuindo assim sua eficácia.

A eficácia das pílulas anticoncepcionais relaciona-se diretamente à sua forma de administração, ou seja, esquecimento na ingestão de comprimidos e irregularidades na dosagem. Por isso, para garantir a eficácia de pílula é importante não se esqueça de tomar e procurar tomar sempre no mesmo horário.

A pílula é 99,7% eficaz com uso perfeito. Isso significa que menos de 1 em cada 100 mulheres que tomam a pílula engravidaria em 1 ano. No entanto, com o uso típico, a eficácia da pílula é de 91%. Isso significa que cerca de 9 em cada 100 mulheres correm o risco de engravidar em um ano de uso da pílula.

Menos de 12h de esquecimento - Deve-se tomar o comprimido assim que lembrar, mas fique atenta para não esquecer novamente; Mais de 12h de esquecimento - Deve-se tomar o comprimido, mesmo que seja junto com o próximo.

Como Saber se o Anticoncepcional Não Está Fazendo Efeito
Não há sintomas específicos que possam indicar que ele não fez efeito. Vale lembrar que sangramentos de escape são comuns quando se toma anticoncepcional, mas não indicam que ele perdeu o efeito.

Tomar o anticoncepcional corretamente todos os dias no mesmo horário é uma ótima forma de se prevenir uma gravidez indesejada. Agora, se acontecer o esquecimento ou mesmo o uso de antibióticos e houver relação sexual no dia da ovulação ou durante o período fértil é possível uma gravidez mesmo utilizando o medicamento.

Esqueci de tomar o anticoncepcional 1 dia e tive relações no dia seguinte pela manhã ou à noite, posso engravidar? Pouco provável! A janela fértil pode levar alguns dias para acontecer. Essa situação apenas seria preocupante se você estiver no início da cartela, nos 2, 3 primeiros dias.

Posso engravidar na pausa de uma cartela para outra? Não, o período de pausa, seja ele de 4 ou 7 dias, não significa que o efeito contraceptivo esteja suspenso. Não é preciso utilizar camisinha na pausa se o anticoncepcional tiver sido tomado de forma correta no ciclo anterior.

O corrimento vaginal normal costuma ser branco, leitoso ou transparente, espesso e com odor fraco e é estimulado pelo estrogênio; portanto, pode ter seu volume aumentado em períodos onde há maior estimulação hormonal, como na gravidez, uso de anticoncepcionais à base de estrogênios, no meio do ciclo menstrual, perto da ...

A minipílula exerce seu efeito contraceptivo de várias formas. Assim como na pílula de estrogênio e progesterona, a minipílula também age impedindo a ovulação. Porém, esse efeito supressor da ovulação da pílula só de progestina é bem mais fraco que os dos anticoncepcionais tradicionais.

No caso da pílula combinada de 21 ou 24 dias, se eu tiver relações desprotegidas durante a pausa posso engravidar? Não, mesmo nos 7 ou 4 dias de pausa programada, o anticoncepcional continua agindo normalmente. Só há risco de falha se a pílula não estiver sendo tomada corretamente.

Na 1ª semana: Tomar assim que lembrar e a outra no horário habitual. Usar camisinha nos próximos 7 dias. Existe risco de engravidar se tiver tido relação sexual na semana anterior. Na 2ª semana: Tomar logo que lembrar, mesmo que tenha que tomar 2 pílulas juntas.

Como vimos, a pílula anticoncepcional deve ser tomada no mesmo horário para que sua eficácia seja garantida. Pequenas alterações, como 20 ou 30 minutos, não afetam o desempenho dos comprimidos, mas longas períodos, sim.

O medicamento pode ter a eficácia prejudicada quando não se segue o ciclo e dosagens recomendadas, ou seja, esquecer de tomar o comprimido. A cada dia de atraso ou esquecimento de tomar o anticoncepcional, aumenta o risco de se concretizar uma gravidez.

A resposta é sim, o efeito da pílula dura somente 24 horas! Por isso, é fundamental tomar todos os dias para evitar uma gestação indesejada. Apenas um dia sem tomar o comprimido já é suficiente para que a mulher fique desprotegida.