O que passar no cabelo antes do creme de pentear?

Perguntado por: oquaresma . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 15 votos

A forma correta de usar o creme para pentear é com os cabelos limpos e úmidos, logo após a lavagem dos fios. Esse tipo de produto não necessita de enxágue e você pode deixá-lo tranquilamente no seu cabelo, pois ele foi feito justamente para isso.

Creme de pentear com protetor térmico é a melhor opção para usar antes da escova. Para a alegria de quem ama o efeito do creme de pentear nos cabelos, o produto pode, sim, ser usado antes da escova.

Cabelos secos não precisam ser encharcados de creme. Em muitos casos pode ocorrer irritação do couro cabeludo. Especialista consultado Dr. Gennaro Preite Outros.

O creme de pentear ajuda a desembaraçar e hidratar os fios, além de controlar o volume, reduzir o frizz e minimizar os danos do dia a dia. Já os óleos capilares dão mais brilho, tratam as pontas ressecadas e também são uma ótima escolha para diminuir o frizz.

  1. Comece penteando de baixo para cima. Se você tem o hábito de pentear o cabelo da raiz em direção às pontas, precisa começar a fazer o contrário. ...
  2. Use um creme ou spray para pentear. ...
  3. Penteie os fios molhados. ...
  4. Evite pentear o cabelo crespo quando seco. ...
  5. Escolha o acessório ideal. ...
  6. Aposte no pente garfo.

Sim, pode usar o protetor térmico com outros produtos, mas ele deve ser o último a ser aplicado. Você pode passar, por exemplo, um creme de pentear e logo em seguida o protetor térmico. Outro ponto importante a se observar é a textura do produto, que deve ser harmonizada com o tipo de cabelo.

Aplicar uma máscara de hidratação
É recomendado realizar a hidratação dos cabelos, pelo menos, 1 vez na semana, principalmente se há exposição ao calor, como o uso do secador ou chapinha, se o cabelo permanece constantemente preso ou se tem contato com radiação solar constante e sujeira, por exemplo.

Creme de pentear não precisa ser reaplicado todos os dias
Porém, aplicar o creme de pentear da maneira correta nas madeixas pode ser tão trabalhoso - ou até mais - do que lavar as madeixas, já que os cachos precisam ser dividos em seções para receber o produto e conquistar o efeito desejado.

Não é necessário enxaguar e você pode usar diariamente ou sempre que lavar os fios.

Óleo de cozinha no cabelo: BHA e BHT
Os óleos vegetais também são ricos em BHA E BHT, dois conservantes comprovadamente cancerígenos e que trazem vários malefícios à saúde. Portanto, se você possui outros recursos, NÃO utilize óleo de cozinha para cuidar do seu cabelo.

Óleo de mamona: mais conhecido como óleo de rícino, é fácil de encontrar e traz brilho e maciez para os fios. Óleo de abacate: deve ser o óleo obtido do fruto e não o da semente. É rico em lecitina ômega 9 (ácido oleico), vitaminas A, D e E. Ajuda muito nos tratamentos contra a queda de cabelo.

Óleo de rícino

Óleo de rícino
Esse produto é conhecido, principalmente, pelos seus benefícios de fortalecimento dos fios para um crescimento capilar mais saudável. Mas não é só isso. Esse óleo capilar também tem o poder de hidratar os fios e até controlar a oleosidade e ajudar no controle da caspa.

Com os cabelos úmidos (menos molhados), você aumenta a força dos fios sem perder tanta flexibilidade. Isso vale para cabelos crespos, lisos, ondulados e cacheados. Resumindo: Ao usar escovas e pentes, prefira fazê-lo com os fios nem secos, nem molhados - opte sempre por pentear os cabelos úmidos.

Se você hidrata seu fio, mas não vê o resultado, o cabelo continua ressecado e sem vida; na maioria das vezes pode significar que ele não tem força para manter os nutrientes nele. Isso é resultado da porosidade capilar, ou seja, seu cabelo está com porosidade alta, o que resulta em cutículas extremamente abertas.

O que fazer quando o cabelo está muito ressecado e com frizz? A dica para cuidar do cabelo muito ressecado e com frizz é investir no cronograma capilar, que tem etapas de hidratação, nutrição e reconstrução e usar óleo vegetal para finalizar os fios e reparar as pontas.

Para evitar danos durante o ato de pentear, é preciso começar pelas pontas e comprimento e, só depois, chegar à raíz. A tração excessiva, que ocorre quando você inicia pela raiz, pode causar uma expressiva quebra dos fios.