O que o Brasil fez na Primeira Guerra Mundial?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.8 / 5 11 votos

A participação brasileira na Primeira Guerra ao lado das forças aliadas consistiu no envio de uma divisão naval composta dos scouts Rio Grande do Sul e Bahia, dos destroyers Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Santa Catarina, e do transporte de guerra Belmonte.

O Brasil participou da guerra ao lado das potências da Tríplice Entente, lideradas por Inglaterra, França e, um pouco depois, pelos Estados Unidos da América.

"Até a Primeira Guerra, o Brasil tinha experimentado uma modernização incompleta. No pós-guerra, o país passará de essencialmente agrário a avanços em vários setores, com espasmos de indústria, reorganização militar e de serviços de saúde", avalia Cristiano de Brum.

Houve, porém, alguns ganhos econômicos: os distúrbios provocados pela guerra no mercado internacional obrigaram o Brasil a prestar mais atenção à sua indústria, com destaque para a produção de substituição de importações. Entre 1912 e 1920, o número de trabalhadores na indústria brasileira praticamente dobrou.

A Primeira Guerra Mundial encerrou-se como resultado do esfacelamento das forças da Tríplice Aliança. Bulgária, Áustria-Hungria e Império Otomano renderam-se, sobrando apenas a Alemanha. O Império Alemão, arrasado pela guerra, também se rendeu após uma revolução estourar no país e levar ao fim da monarquia alemã.

As operações militares desenrolaram-se em terra, no mar e pela primeira vez, no ar, em território belga, e estenderam-se pela França, pela Europa oriental, pela Ásia Menor e pelo Extremo Oriente, até que em abril de 1917 os Estados Unidos da América, reagindo à campanha submarina indiscriminada dos germânicos contra os ...

165 brasileiros morreram; 5 pilotos abatidos e médicos, infectados por gripe.

Durante a maior parte da Primeira Guerra Mundial, o Brasil se manteve neutro no conflito, pois possuía acordos econômicos com países tanto da Tríplice Entente quanto da Tríplice Aliança. De início, o Brasil cedeu à Inglaterra um navio denominado “Rio Branco”, que acabou sendo perdido após ataque.

A participação brasileira na guerra deu-se a partir de 1942, com o rompimento das relações diplomáticas com o Eixo e o envio de tropas em junho de 1944. O Brasil foi o único país da América do Sul a enviar soldados sob sua bandeira para a guerra.

Eventos. 1 de março: Na eleição presidencial, o vice-presidente Venceslau Brás é eleito presidente do Brasil. 4 de agosto: O Brasil declara neutralidade na Primeira Guerra Mundial. 26 de agosto: Fundada por imigrantes italianos a Sociedade Esportiva Palmeiras.

Essas guerras ocorreram entre os séculos XIX e XX e são elas: Guerra Cisplatina (1825 – 1828), Guerra do Paraguai (1864 – 1870), Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) e Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945).

No lado vencedor, as principais nações eram Reino Unido, Rússia e França — e os EUA, que entraram no final da guerra. No lado derrotado, os protagonistas eram Alemanha, Império Austro-Húngaro e Império Otomano.

O assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austro-húngaro, e de sua esposa, a arquiduquesa Sofia, em Saraievo, no dia 28 de junho de 1914, desencadeou as hostilidades que começaram em agosto de 1914 e se prolongaram por várias frentes durante os quatro anos seguintes.

Na madrugada de 1º de agosto, a Alemanha declarou guerra à Rússia, sendo imitada pelo governo austro-húngaro. Grã-Bretanha e França, surpreendidas pela rapidez dos acontecimentos, não se moveram. Mas a Alemanha, cujos planos de campanha estavam prontos desde 1911, declarou guerra à França em 3 de agosto.