O que não pode faltar em uma proposta de intervenção?

Perguntado por: aalves3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
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A proposta de intervenção é a conclusão do texto dissertativo-argumentativo no Enem, em que o candidato deve apresentar uma solução para o problema discutido ao longo do texto. Ela deve apresentar cinco elementos válidos. São eles: agente, ação, modo/meio, efeito/finalidade e detalhamento.

Os 5 elementos da proposta de intervenção

  • Ação: o que será feito? ...
  • Agente: quem fará? ...
  • Modo/meio: como será feito? ...
  • Finalidade: qual o efeito da ação no problema? ...
  • Detalhamento: quais são os detalhes importantes para essa ação dar certo?

Ela precisa ter 5 elementos:

  • Ação (o que?)
  • Agente (quem?)
  • Efeito (para quê?)
  • Modo (como?)
  • Detalhamento (explicação e exemplos)

O que deve ter na proposta de intervenção? A proposta de intervenção precisa de ação, agente, modo e finalidade. A proposta de intervenção necessita de uma abordagem completa e contextualizada para ser considerada legítima e produtiva.

Assim, a proposta de intervenção deve dividir-se em cinco elementos:

  1. Agente;
  2. Ação;
  3. Modo/meio;
  4. Finalidade;
  5. Detalhamento.

As partes da redação

  • Introdução.
  • Desenvolvimento.
  • Conclusão. Mas como se dá cada uma delas? ...
  • Introdução. O que é introdução, senão o ato de introduzir? ...
  • Desenvolvimento. É o chamado “corpo do texto”, onde o tema escolhido é abordado e, como o próprio nome diz, desenvolvido. ...
  • Conclusão. Concluir é acabar, finalizar.

6 dicas sobre como fazer uma boa proposta de intervenção

  1. Não se preocupe em apresentar uma solução final.
  2. Pense no local em que irá inserir a proposta de intervenção.
  3. Atente-se aos elementos exigidos.
  4. Respeite os direitos humanos.
  5. Divida as responsabilidades.
  6. Resolva tudo o que foi problematizado.

Quais são os tipos de conclusão?

  • Conclusão por dedução. Segundo a professora do Curso Anglo, Bruna Moscardo, há, ainda, um outro tipo de conclusão de redação: a conclusão por dedução. ...
  • Conclusão por intervenção.

Confira as opções:

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

Como iniciar uma conclusão

  1. Conclui-se.
  2. Diante disso.
  3. Em síntese.
  4. Logo.
  5. Portanto.
  6. Por conseguinte.
  7. Por isso.
  8. Em virtude de.

Isso denota um repertório vocabular limitado. 12. Uso de palavras e expressões sentimentalistas. Palavras como "infelizmente", "lamentavelmente", "indubitavelmente" são muito pessoais (o que é lamentável para um, pode não ser para o outro) e pouco adequadas ao gênero.

Debate-se muito, correntemente, que…” “Com frequência, comenta-se que…” “Segundo a historiografia, nota-se que…” “Observando o cenário…”

A competência 5 da redação do Enem é responsável por avaliar a proposta de intervenção para o problema abordado na redação. Nesse sentido, ela analisa a presença de cinco elementos: o agente, a ação, o modo/meio, o efeito/finalidade e o detalhamento.

A competência 5 da redação Enem é responsável por avaliar a proposta de intervenção do texto, a qual deve apresentar uma medida efetiva para a resolução do problema. Sendo assim, é importante elaborar uma proposta de intervenção colocando os elementos obrigatórios para obter uma boa nota.

A conclusão da redação deve resumir os argumentos que foram levantados ao longo do texto. Sendo assim, deve fazer um apanhado geral e breve sobre o que foi discutido na redação até então. Além disso, é interessante também trazer na conclusão uma solução ou proposta de intervenção.