O que é um Plano de Intervenção psicologia?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 9 votos

O que é um Plano Individual de Intervenção? O Plano Individual de Intervenção é um documento que compila a informação proveniente da avaliação dos elementos da equipa multidisciplinar e a integra de forma estruturada com os objectivos de intervenção propostos para a pessoa.

Convide a pessoa para a reunião sem dizer a ela do que se trata.

  1. O plano não deve parecer artificial. Peça para a pessoa fazer algo que não saia do comum.
  2. Todos já deverão estar reunidos no espaço quando ela chegar lá. Depois que ela chegar, diga que estão fazendo uma intervenção e que todos têm algo a dizer.

A intervenção psicológica é uma das formas de atuação profissional do psicólogo visando a alterar comportamentos, pensamentos e emoções, de forma a proporcionar uma melhor saúde e qualidade de vida (Chaves, Vázquez, & Hervás, 2015; Lipp, 2012; Wright, Sudak, Turkington, & Thase, 2012).

Modelos e Teorias de Intervenção na Psicologia

  • Modelo Cognitivo- Comportamental.
  • Abordagem Humanista.
  • Abordagem Comportamentalista.
  • Abordagem Psicodinâmica.

O diagnóstico e a intervenção do psicólogo têm sido assim pautados em abordagens mais curativas que preventivas, com um olhar focado apenas no entendimento e no controle das conseqüências das condutas dos trabalhadores, expressas nas queixas dos gestores, referentes aos problemas com a produtividade, acidentes de ...

Deve conter frases objetivas, que indiquem ao leitor as principais informações do seu trabalho. Não pode conter citações e nem bibliografia. Organize seu resumo da seguinte maneira: Introdução, situação problema, justificativa, objetivo geral, metodologia e resultados esperados.

6 dicas sobre como fazer uma boa proposta de intervenção

  1. Não se preocupe em apresentar uma solução final.
  2. Pense no local em que irá inserir a proposta de intervenção.
  3. Atente-se aos elementos exigidos.
  4. Respeite os direitos humanos.
  5. Divida as responsabilidades.
  6. Resolva tudo o que foi problematizado.

Intervenção é o substantivo feminino que significa o ato ou efeito de intervir e indica uma intercessão ou mediação em alguma situação adversa. No âmbito da medicina, uma intervenção é uma operação ou procedimento cirúrgico, feito com o objetivo de tratar algum problema de um paciente.

Já a palavra intervenção implica uma ação objetiva, um fazer concreto numa dada realidade. Nesse sentido, um projeto de intervenção deve definir e orientar as ações planejadas para resolução de problemas e/ou necessidades identificadas, preocupando-se em gerar mudança e desenvolvimento.

As intervenções são manifestações organizadas por grupos de artistas com o propósito de transmitir mensagens. Elas são um tipo de arte que tem o objetivo de questionar e transformar a vida cotidiana.

Trata-se de uma relação de ajuda que visa a resolução de problemas, a facilitação de uma adaptação mais satisfatória da pessoa à situação em que se encontra e a mobilização dos seus recursos pessoais (em termos de autoconhecimento, autoajuda e autonomia) para minorar ou ultrapassar as dificuldades.

A principal técnica de intervenção é a técnica das reuniões de confrontação que é uma técnica de alteração comportamental na qual dos grupos antagônicos entram em conflito com seus ideais, se reúnem com a moderação de um consultor para discutir, avaliar e reduzir suas diferenças.

A psicoeducação é uma intervenção psicoterapêutica a qual tem como objetivo enfocar mais as satisfações e ambições relacionadas aos objetivos almejados pelo paciente do que uma técnica voltada para curar determinada doença (Authier, 1977).

Cabe ao psicólogo nas organizações trabalhar com estratégias que viabilizem a construção das interações humanas, visto que as transformações do mundo do trabalho acarretam diversas formas de subjetivação e de constituição dos grupos e da sociedade como um todo.