O que não fazer no terceiro trimestre de gravidez?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.1 / 5 13 votos

É importante evitar ficar muito tempo em pé para que os pés e pernas não fiquem muito inchados. A alimentação equilibrada e saudável deve ser mantida, assim como a hidratação. É importante fazer refeições regulares e em quantidades menores para evitar a azia e o refluxo.

Seus níveis hormonais têm aumentado ao longo de sua gravidez e atingirão seu pico no terceiro trimestre de gestação, em preparação para o nascimento. Você provavelmente vai se sentir emotiva e terá alterações de humor semelhantes às do primeiro trimestre (quando os níveis de hormônio aumentaram rapidamente).

Segundo o especialista, a lista de alimentos a evitar no último trimestre de gravidez são: uvas e derivados; chás (verde, preto, de frutas e ervas); chocolate preto; laranja e derivados; maçã vermelha com casca; morango; lima; grão de soja; ameixa preta; cebola roxa crua; hortelã; cereja; amora; couve crua; alcaparras; ...

Mas nessa fase final, a gestante já está extremamente desconfortável e não dá para limitá-la a dormir apenas para o lado esquerdo, sem variar a posição! Portanto, a posição ideal para dormir é sempre de lado - mas para a esquerda ou direita, a critério da gestante.

O impacto de cair no chão pode deslocar a placenta, fazendo com que ela se solte do útero, o que gera sangramento e pode levar ao aborto, em especial nas mulheres que têm um problema com a placenta”, diz.

Agora é preciso desacelerar um pouquinho, como alerta a obstetra: “Todo excesso na gravidez deve ser evitado. Quando o esforço físico é muito intenso, a grávida pode aumentar o tônus uterino, o que leva a um trabalho de parto prematuro". Por outro lado, o sedentarismo também causa desconforto.

Dor de cabeça forte que continua por mais de duas ou três horas. Distúrbios visuais, como embaçamento ou visão dupla. Desmaio ou tonturas (sensação de cabeça leve também pode ser um sintoma normal da gravidez). O ganho de peso é de quase 1 quilo por semana (não relacionado a excessos!).

Existem alguns temas muito importantes que devem ser tratados nas últimas consultas de pré-natal:

  • Plano de parto.
  • Tipos de parto.
  • Data provável do nascimento do bebê
  • Como saber quando se inicia o trabalho de parto.
  • Opções para diminuir a dor durante o trabalho de parto.

A variação normal de peso durante uma gestação única oscila entre 6 – 16 kg ao final da gestação. O ideal seria ganhar entre 9 e 12 kg no total. Isso corresponde mais ou menos a um ganho de peso semanal de cerca de 400 g no 2º trimestre e 300 g no 3º trimestre.

Possíveis riscos do consumo excessivo de laranja
Algumas fontes alertam para um possível risco associado à ingestão excessiva de vitamina C, que (em teoria) poderia provocar um parto prematuro ou mesmo um aborto.

O problema é que, se consumidos em excesso, essas delícias, que têm grande quantidade de açúcar e gordura, podem causar alterações das taxas de glicose no sangue, levando ao diabetes gestacional.

Suas principais causas são os transtornos congênitos e perinatais, muitas vezes associados a agentes infecciosos deletérios à organogênese fetal, tais como os vírus da rubéola, da imunodeficiência humana (HIV), o vírus Zika, o citomegalovírus; o Treponema pallidum e o Toxoplasma gondii.

Não. Apesar de haver uma maior secreção do hormônio de crescimento durante a noite, o aumento das horas de sono não se relaciona a um maior crescimento.

O bebê dentro da barriga dorme muito, de 8 até 16 horas de sono por dia e durante essas longas sonecas ele tem sonhos você sabia dessa? Sim, o bebê tem sonhos com suas vivencias dentro do útero inclusive todas as sensações que recebe de sua mãe.