O que Mateus 12 nos ensina?

Perguntado por: tevangelista . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 20 votos

O que deve fazer o homem para cometer o pecado imperdoável? Tem que receber o Espírito Santo, ter os céus abertos a ele e conhecer Deus, e depois pecar contra Ele. Depois de haver pecado contra o Espírito Santo, para ele não há mais arrependimento.

Ele afirma que embora os fariseus tivesse lido este texto, não compreenderam sua essência. A temperança exterior não significa a morte do egoísmo no coração humano. Os maiores sacrifícios são inúteis se o coração não estiver em Deus. A legitimidade sem amor pode se transformar no oposto do que Deus quer.

O tema principal em Mateus é de que Jesus Cristo veio estabelecer Seu reino na Terra. Mateus mencionou “o reino dos céus” inúmeras vezes e ele é o único autor dos evangelhos a incluir ensinamentos de Jesus que mencionam a “igreja” (ver Mateus 16:18; 18:17).

Reflexão - “fazer a vontade de Deus é o a condição”
Por isso, Jesus nos conscientiza de que todos nós somos chamados (as) a fazer parte da Sua família, a exemplo da sua Mãe. Fazer a vontade de Deus é, portanto, a condição que Jesus nos apresenta para que sejamos considerados membros da Sua família.

Os fariseus e os saduceus eram os dois principais grupos religiosos que havia em Israel no tempo em que Jesus viveu na terra. Os fariseus tinham uma mentalidade mais religiosa, enquanto os saduceus estavam mais voltados para a política.

Jesus apenas deu graças para nos ensinar o poder de um coração grato, de um coração contente diante de Deus. Se não há contentamento por tudo aquilo que o Senhor nos tem nos dado, Ele não pode multiplicar, porque isso seria incoerente com a natureza de Deus: continuar nos dando algo que nós não desejamos receber.

Este é um símbolo do julgamento, da separação entre os bons e os maus: "Limpará sua eira, recolherá seu trigo no celeiro": os bons serão levados por Jesus para um mundo novo, muito melhor.

Oferta de Deus”. Nome de um dos doze apóstolos de Jesus, depois de ter sido coletor de impostos em Jerusalém. Indica uma pessoa equilibrada e muito racional, que não gosta de magoar ninguém e procura sempre ser gentil nas suas palavras.

Amar a Deus e ao próximo
Quando perguntaram a Jesus qual era o mandamento mais importante, ele disse: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento.

Entender as bem-aventuranças
Jesus quer que sempre reconheçamos humildemente nossa necessidade Dele. Ser manso é ser gentil, bondoso, paciente e tolerante — não orgulhoso, presunçoso ou convencido. O Salvador demonstrou Sua mansidão ao estar disposto a se submeter à vontade de Deus.

Simplesmente Jesus define claramente que o parentesco de ordem humana, seja a mãe, os irmãos ou irmãs que ele tinha, não têm qualquer significação no Reino de Deus. E talvez nós, que nos prendemos tanto aos laços sanguíneos, não entendamos que a dinâmica do Reino de Deus é outra.

Ao declarar que todo aquele que faz a vontade de Deus é a Sua família, Ele não estava renunciando à Sua família segundo a carne. Como filho mais velho, Ele continuou a cuidar do bem estar da Sua mãe. Isto foi comprovado quando, ao dar a Sua vida na cruz, Ele passou essa responsabilidade ao discípulo a quem ele amava.

Não há meio termo. Cada homem e cada mulher estão num campo ou n'outro. Consciente ou não da sua escolha, você está apenas num dos dois lados. O pensamento sedutor de que Deus é um só e que todos os caminhos levam a ele, independente de crença ou religião, é desmascarado pela declaração de Jesus aqui.

Os fariseus acusaram os discípulos de Jesus de trabalharem no sábado porque eles colheram espigas e as comeram enquanto caminhavam com Jesus. Jesus usou estes dois exemplos para mostrar que Seus discípulos guardavam a lei de Moisés, embora ofendessem a tradição que os fariseus consideravam ser mais importante.

Eles evitavam cumprir suas obrigações de cuidar dos pais idosos, declarando que seu dinheiro estava reservado como oferta a Deus, ou Corbã. Ao fazer isso, violavam o mandamento de honrar pai e mãe.