O que mais estraga os dentes?

Perguntado por: ebarros . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.8 / 5 20 votos

Suco de limão e refrigerantes são alimentos que estragam os dentes, pois são frutas e bebidas ácidas, que desmineralizam o esmalte dentário, deixando a superfície exposta. Com o passar dos anos, a ação desses alimentos ácidos fazem com que o dente desenvolva a sensibilidade dentária e amarelamento.

Alimentos com muito amido, a exemplo de massas, arroz e até tubérculos, como batatas, podem danificar os dentes, pois se metabolizam em açúcares, que, por sua vez, viabilizam junto com as bactérias a produção de ácido que desgasta o esmalte.

Doces e refrigerantes
Estes são os alimentos preferidos das bactérias bucais, transformando o açúcar em ácido, destruindo o esmalte dos dentes.

Causas de dentes podres
A cárie dentária costuma ser o resultado da ingestão de alimentos açucarados ou ricos em amido e da não observância de uma boa rotina de higiene bucal.

A higiene bucal consiste de: escovação e uso do fio dental. É recomendado que seja feita a escovação sempre após as refeições o uso do fio dental duas vezes ao dia, após o almoço e principalmente antes de dormir. Posicione a escova dental num ângulo de 45° com a gengiva.

Iogurte, queijo e leite são excelentes fontes de cálcio e fósforo. Esses minerais têm um importante papel na formação da estrutura dos dentes. Além disso, contam com proteínas que protegem o esmalte e diminuem a acidez bucal.

Consumo de alimentos e bebidas açucaradas
O açúcar é o principal alimento que causa cárie no dente. Por isso, consumir alimentos ricos em açúcar como refrigerantes, balas, chicletes, biscoitos e bolos, e não realizar a higiene após a alimentação contribui para o surgimento de cáries.

De acordo com a especialista, é muito difícil mensurar o tempo que a lesão cariosa leva para destruir o dente, pois existem muitos fatores que influenciam o avanço da infecção. Ainda assim, para que o dano se torne realmente considerável, o paciente costuma passar vários meses e até anos com o dente cariado.

O ácido cítrico (ácido do suco do limão) acidifica o ambiente bucal e causa a dissociação entre o cálcio e o fósforo, causando a dissolução do tecido mais duro do corpo. Quando o esmalte se desgasta, os dentes tornam-se sensíveis e mais propensos a cáries.

O profissional recomenda que os pacientes escovem os dentes três vezes ao dia. Após o café da manhã, almoço e, principalmente, jantar. Esta é a recomendação básica, mas o cuidado com a saúde bucal precisa ser levado muito mais a sério. “Neste caso, mais importante do que a quantidade de vezes é a eficácia da escovação.

Entre as vitaminas para os dentes estarem sempre fortes e saudáveis, também está a C. Quando ela está em falta no organismo, pode causar sangramentos e diminuição da massa óssea. Ao consumir vitamina C, também estamos preservando a saúde da gengiva, o que é essencial para manter os dentes fortes e bem sustentados.