O que foi o rococó no Brasil?

Perguntado por: amaia . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 9 votos

No Brasil, o rococó e o barroco misturam-se. Portanto, existe forte influência religiosa nas obras produzidas no país, tanto na arquitetura quanto pintura ou escultura. Assim, no século XVIII, a arquitetura de cunho religioso é marcante em cidades como Rio de Janeiro e Ouro Preto, por exemplo.

Movimento artístico-cultural que surgiu após o Barroco em 1720.

As artes do movimento rococó são marcadas por muitas linhas curvas, exclusão dos elementos clássicos, cores claras e alegres, leveza, elementos mais intimistas, contornos mais fluidos e um caráter lúdico das peças artísticas.

O rococó é um movimento artístico de origem francesa. Ele surgiu no século XVIII, sob a influência iluminista. Suas obras apresentam cores claras e caráter ornamental. A surpresa, de Jean-Antoine Watteau, possui caráter hedonista e é uma obra do rococó.

Rococó é um termo que vem da palavra francesa rocaille, que significa "concha" e, também, a técnica de incrustação de conchas, pedrinhas e fragmentos de vidro, com que se enfeitam grutas artificiais.

Movimento surgiu após Barroco
A arte promovida pelo Rococó dava destaque aos temas leves e aos sentimentos e utilizava elementos delicados e elegantes. O Rococó se expandiu pela Europa e chegou ao Brasil juntamente com os portugueses, no século XIX. Grande parte do mobiliário de Dom João V era nesse estilo.

Rococó no Brasil
É evidente que o estilo rococó migrou para a América e no Brasil o expoente máximo foi o artista Aleijadinho. Aqui, o estilo floresceu no fim do século XVIII, sob grande influência religiosa, ao contrário das representações da vida profana e aristocrática comuns em outras localidades.

Os salões rococó costumavam empregar o uso de assimetria no design, chamado de contraste. Os ornamentos de interiores incluíam o uso de formas esculpidas em tetos e paredes, geralmente abstratas, empregando texturas frondosas ou em forma de concha.

Nesse contexto, o rococó surgiu como uma forma pejorativa da arte barroca. O estilo barroco era focado nas construções religiosas. O rococó, por sua vez, foi inserido na sociedade europeia por meio da decoração de interiores, pintura, entre outros.

  • Jean-Honoré Fragonard
  • Antoine Watteau
  • François Boucher
  • Francisco de Goya
  • Aleijadinho
  • Élisabeth-Louise Vigée-Le Brun

O rococó deixa de lado os excessos de linhas retorcidas que expressam as emoções humanas e busca formas mais leves e delicadas. A arte do Rococó refletia os valores de uma sociedade fútil que buscava nas obras de arte algo que lhe desse prazer e a levasse a esquecer seus problemas reais.

Tons pastel, sensualidade discreta, festas ao ar livre, elegância, alegria, frivolidade e exuberância são acaracterísticas deste estilo quando conectado com a moda. O requinte era acentuado pelos tecidos que eram normalmente cetim, brocados e rendas, principalmente em tons pastel.