O que fazer se sua mãe está brava com você?

Perguntado por: rcavalcante . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.1 / 5 6 votos

Saia de casa, se puder, para que vocês tenham a chance de esfriar a cabeça. Passe um tempo com seus amigos ou dê uma caminhada para espairecer. Se estiver de castigo e não puder sair de casa, experimente outras técnicas para se acalmar, como ouvir música ou conversar com alguém por telefone. Analise seu papel na briga.

Escolha um bom momento. Não tente se desculpar enquanto ela está distraída com outra atividade, como ao preparar o jantar. Fale com ela em um momento silencioso e pergunte se vocês podem conversar por um minuto. Se ela não quiser ouvir, seja compreensivo.

Pode levar um certo tempo, mas você pode aprender algumas estratégias que podem ajudar a superar um trauma emocional gerado por problemas com a mãe.

  1. Procure apoio emocional com pessoas próximas. ...
  2. Estabeleça alguns limites. ...
  3. Considere fazer psicoterapia. ...
  4. Se nada adiantar, considere o afastamento.

Tente reconhecer e evitar os gatilhos dela.
Desvie do assunto sempre que ela estiver por perto. Ter que pisar em ovos ao falar sobre coisas do seu interesse só porque ela está ouvindo é injusto e nada agradável, mas se for a única forma de conseguir interagir com ela na boa, vale a pena fazer o esforço.

Se você acha que sua mãe sofre com distúrbios de ansiedade, aborde o assunto gentilmente para encorajá-la a procurar ajuda. “Mãe, eu percebi que você passa muito tempo se preocupando. Eu quero que você saiba como é aproveitar a vida ao máximo, e eu acho que terapia pode ajudar nessa situação.”

"É normal se sentir irritada, nervosa e até mesmo com raiva do filho", esclarece a neuropsicóloga Deborah Moss, mestre em Psicologia do Desenvolvimento (USP).

Comece com uma frase sincera de desculpas.

  1. Dê o seu melhor para ser sincero. Se você não estiver arrependido mesmo, a sua mãe perceberá na hora. Só dê esse passo se os seus sentimentos forem verdadeiros. ...
  2. Se for uma carta, vale a mesma regra. Comece com: "Querida mamãe, sinto muito tê-la magoado com as minhas ações".

“É normal não amar a própria mãe?”, você pergunta. A resposta, é claro, é um grande, rotundo “SIM!”. Se necessita de ajuda para registrar a perda da “mãe” no sentido afetivo da palavra, recomendo o meu curso online, “Como fazer o luto da mãe narcisista de forma orgânica”.

Sim, é comum sentir algum tipo de ressentimento a questões relacionadas ao seu passado e é para lidar com situações assim que seria interessante ter algum acompanhamento com profissional da área de psicologia. Lidar com questões do passado é sempre complexo e muitas vezes reverberam no seu tempo presente.

Passe mais tempo com os amigos ou construa novas amizades com colegas de trabalho, escola e outras pessoas que você veja com frequência. Ter um círculo social é importante para a sua saúde mental e bons amigos podem ajudá-lo a minimizar os danos causados por uma mãe ou um pai tóxico.

A imitação é um processo de aprendizagem e ela precede o carinho, o amor e o gostar”, diz Rafaela Teixeira, psicóloga do Paraná Clínicas. A criança tende a aprender com quem ela admira e não com quem lhe parece inatingível, explica a psicóloga.

Quando tem um tempo livre sua mãe

  • Faz de tudo para passar um momento feliz e saudável a seu lado.
  • Faz de tudo para ficar longe de você e quando não dá ela te trata mal e te deixa triste.