O que fazer se não conseguir vaga na escola?

Perguntado por: eibrahim9 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.6 / 5 9 votos

Com a Emenda Constitucional 59, a Pré-escola passou a ser obrigatória no Brasil. Isso significa que se a criança não frequenta essa etapa por falta de vaga, a responsabilização é institucional, ou seja, ao tentar fazer a matrícula e a escola negar, os pais podem acionar o conselho tutelar ou o judiciário.

Então, caso você tente matricular seu filho na escola e o pedido seja negado por falta de vaga, é preciso recorrer ao conselho tutelar e, posteriormente, caso não solucionado, a segunda medida é acionar o judiciário.

4o da Lei no 9.394 , de 20 de dezembro de 1996, para assegurar vaga na escola pública de educação infantil ou de ensino fundamental mais próxima de sua residência a toda criança a partir dos 4 (quatro) anos de idade.

Com a virada do ano e do semestre letivo, o aluno que estiver inadimplente pode ser impedido de fazer a rematrícula. De acordo com a Lei nº 9.870, de 1999, a instituição de ensino pode negar a renovação da matrícula ao aluno inadimplente, fazendo com que ele perca o vínculo com a escola, a universidade ou a faculdade.

Começou em 05/12/2022 a inscrição para candidatos a uma vaga nas escolas públicas estaduais, para tanto estes, podem efetuar a inscrição por meio do seguinte link: https://sed.educacao.sp.gov.br/nca/preinscricaoonline , ou ainda, em qualquer unidade escolar da rede pública ou postos do Poupatempo.

Omissão e negligência da escola ao acionar o socorro médico ou ao prestar o socorro em caso de acidentes com o aluno; Ausência de informação aos responsáveis se houver necessidade de recuperação do aluno, realização de aulas de reforço, prova de recuperação e eventual reprovação do ano letivo.

A busca é feita primeiro nas unidades que estão a até dois quilômetros de distância. No segundo caso, de a família escolher uma escola, o estudante permanece onde está até que abra vaga na escola desejada. O aviso é feito por telefone e, por isso, é importante manter o cadastro da criança atualizado.

On-line: o responsável realiza através do site https://sed.educacao.sp.gov.br/, com login e senha, conforme cadastro junto à unidade escolar. Ao acessar o sistema SED, o responsável deverá clicar em “Gestão Escolar – Inscrição de Deslocamento/Transferência Online.

Sim. Se houver interesse do estudante em mudar de escola o período de transferência - com ou sem alteração de endereço - será de 06 a 12 de Janeiro e a partir do início das aulas, no decorrer de todo ano letivo 2021.

A transferência compulsória é a modalidade de ingresso concedida a servidor público federal civil ou militar, ou seu dependente discente, em razão de comprovada remoção ou transferência de ofício, sendo concedida na forma da Lei Federal n° 9536/97.

Chegou a época do ano em que muitas escolas particulares, ávidas por preencher as vagas para o ano seguinte, enviam aos pais a famosa reserva de vaga para o ano seguinte. É uma prática comum entre as escolas particulares, tendo em vista tanto a procura por vagas quanto o planejamento interno da instituição.

A Escola do meu filho pode cobrar taxa de matrícula e + 12 mensalidades? É comum as escolas particulares cobrarem o pagamento de taxa de matrícula para garantir que o aluno possa ficar na escola. Acontece que essa cobrança é ABUSIVA, de acordo com a lei 9.870/99.

A ouvidoria do Ministério da Educação tem como principal objetivo estreitar as relações entre cidadão e Estado.

O primeiro acesso é online, então, acesse o portal sed.educacao.sp.gov.br. O segundo passo será a revisão dos dados de inscrição. Nessa etapa o estudante deve levar até a escola os seus documentos. Ao ser revisado todos os dados e aprovados, você passará pela etapa da efetivação da matrícula e ocupará a vaga.