O que fazer quando o escapulário quebra?

Perguntado por: ucamilo6 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Ou seja, ao quebrar, quer dizer que sua armadura foi quebrada e te livrou de um mal. Ao acontecer isso, não precisa se preocupar. Basta se revestir de uma nova armadura de proteção colocando um novo escapulário.

Evite tomar banho, entrar no mar e piscina usando o colar.

O escapulário deve ser usado constantemente, de dia e de noite. Quando, por alguma razão, seu uso se torne dificultoso, a Igreja dá a possibilidade de substituí-lo por uma medalha em que, na frente, esteja cunhada a imagem de Nossa Senhora do Carmo, e, atrás, a do Sagrado Coração de Jesus.

Livramento Inferno e do Purgatório
Entre as tradições mais conhecidas relacionadas ao uso do escapulário estão as crenças de que aquele que morrer com um escapulário ao redor do pescoço, será liberto do inferno e que, se por acaso, sua alma for para o purgatório, ela sairá de lá no primeiro sábado após a sua morte.

O escapulário é um objeto símbolo da religião cristã católica, que consiste em duas imagens, uma do Sagrado Coração de Jesus Cristo e outra de Nossa Senhora, e possui o significado de "proteção" física e espiritual.

Quando um escapulário arrebentar, é preciso fazer a imposição sobre o novo? Depois que o objeto estiver gasto ou arrebentar, o próprio fiel pode colocar o novo sobre si mesmo, sem necessidade de nova imposição.

O escapulário deve ser usado constantemente, de dia e de noite. Não deve ser tirado nem para tomar banho e nem para dormir.

O escapulário precisa ser benzido. Verdade, isso se você quiser usar a peça como objeto de proteção. Caso contrário, se ele for usado somente como “acessório de moda”, não precisa benzê-lo.

"Cada vez que se beija o escapulário, ganham-se 500 dias de indulgência." "O escapulário é sinal de irmandade da Virgem Maria." "O escapulário é sinal de paz e do pacto sempre terno de concórdia, garantido por Maria Santíssima."

Inicialmente, o escapulário era uma longa faixa de tecido, sendo utilizado na parte superior do hábito dos religiosos carmelitas, mais precisamente sobre as escápulas — que são os ombros.

Ademais da proteção durante a vida, o escapulário auxilia quem tem fé na hora da morte, trazendo a quem o carregasse a salvação eterna no juízo final. Ainda de acordo com a tradição, um escapulário não pode ser comprado. Em outras palavras, você precisa ganhar um de presente.

Sobre como usar o escapulário, porém, existe uma regrinha: o ideal é que o escapulário seja um presente, tal qual Nossa Senhora do Carmo ofertou ao monge, tem que ser ganhado.

1 – Qualquer padre tem poder para benzer e impor na pessoa o Escapulário. 2 – Essa bênção e imposição valem para toda a vida, portanto, basta recebê-lo uma vez. 3 – Quando o Escapulário se desgastar, basta substituí-lo por um novo.

Conteúdo. Escapulário é uma joia religiosa, normalmente um colar que pode ser modelos em ouro ou em prata.

Como já dissemos, o primeiro Escapulário, aquele que é usado na imposição, esse deve ser no formato tradicional, em tecido marrom; após a imposição, no entanto, a pessoa pode usar, se quiser, uma peça mais moderna ou em material mais resistente, similar ao tradicional.