Quais são os mistérios de cada dia?

Perguntado por: hcortes . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 7 votos

Rosário

  • Mistérios Gozosos. (Segundas e Sábados)
  • Mistérios da Luz. (Quintas Feiras)
  • Mistérios Dolorosos. (Terças e Sextas)
  • Mistérios Gloriosos. (Quartas e Domingo )

No terço, eles são separados da seguinte forma:

  • Segunda e sábado: quando oramos os mistérios gozosos;
  • Terças e sextas: quando oramos os mistérios dolorosos;
  • Quartas e domingos: quando oramos os mistérios gloriosos;
  • Quinta: quando oramos o ministério da luz.

Mistérios gozosos: lembram a encarnação e a infância de Jesus Cristo. Mistérios luminosos: lembram a vida e a missão do Filho de Deus. Mistérios dolorosos: lembram a paixão e a morte de Jesus. Mistérios gloriosos: lembram a ressurreição e a continuação da missão de Jesus pela ação do Espírito Santo na vida da Igreja.

O Rosário é composto por vinte "mistérios" (eventos, momentos significativos) da vida de Jesus e de Maria, divididos depois da Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae, em quatro Coroas.

Como meditar os Mistérios Luminosos do Santo Rosário?

  • Mistério Luminoso: O Batismo de Nosso Senhor Jesus Cristo. ...
  • Mistério Luminoso: Jesus realiza o milagre em Caná ...
  • Mistério Luminoso: Anunciação do Reino de Deus. ...
  • Mistério Luminoso: A transfiguração do Senhor. ...
  • Mistério Luminoso: A Instituição da Eucaristia.

A ação remete ao fato de devolvermos para Deus o que Dele veio. Rios e córregos carregam o mesmo simbolismo da terra, devolver para Deus o que Ele deu. Desta forma, também é uma maneira digna e respeitosa de descartar seu Terço ou Rosário.

No Primeiro Mistério contemplamos a Ressurreição de Jesus Cristo. No Segundo Mistério contemplamos a Ascensão de Jesus aos Céus. No Terceiro Mistério contemplamos a descida do Espírito Santo sobre Nossa Senhora e os Apóstolos no Cenáculo. No Quarto Mistério contemplamos a Assunção de Nossa Senhora aos Céus.

A Coroa do Divino é uma oração rezada como um terço, composta por sete “mistérios” correspondentes aos sete dons.

Sendo assim, a divisão ficou da seguinte forma: segunda-feira e sábado (Mistérios Gozosos), terça e sexta-feira (Mistérios Dolorosos), quarta-feira e domingo (Mistérios Gloriosos) e quinta-feira (Mistérios Luminosos). Algo importante deve ser dito sobre o Santo Rosário: ele pode ser rezado particularmente ou em grupo.

Os Mistérios Dolorosos contam os últimos passos de Cristo, até Sua morte e são rezados nas terças e sextas-feiras. Rezar e refletir o sofrimento de Jesus é uma forma de reconhecer seu amor por nós. “Amor verdadeiro existe para com Deus e para com o irmão.

Primeiro Mistério Luminoso: Batismo de Jesus no rio Jordão
«Depois que Jesus foi batizado, saiu logo da água. Eis que os céus se abriram e viu descer sobre ele, em forma de pomba, o Espírito de Deus. E do céu baixou uma voz: "Eis meu Filho muito amado em quem ponho minha afeição"» (Mt 3,16-17).

É uma obra de misericórdia que devemos praticar. E, além disso, podemos alcançar, pelo Rosário, a intercessão de Maria e graças para nossas famílias, assim como nos diz São Pio X: “Se quiserdes que a paz reine em vossas famílias e em vossa Pátria, rezai todos os dias, em família, o Santo Rosário”.

Auto-revelação de Jesus nas Bodas de Caná: 2° mistério luminoso. «No início da vida pública, Jesus realiza o primeiro milagre – a pedido de sua mãe – por ocasião de uma festa de casamento. A Igreja dá uma grande importância à presença de Jesus nas bodas de Caná.

Por isso, quando um desses objetos se quebra, ou até mesmo envelhece, ele não pode ser descartado de qualquer forma. “As imagens, os terços, por exemplo, têm uma caráter sacro e por isso não podem ser despejados apenas no lixo”, explica.

15/07/2023. Certamente, na sua casa existem objetos religiosos, como um terço, uma imagem de Santo, um crucifixo ou, até mesmo, um livro de orações. Com o tempo, esses itens podem quebrar ou se deteriorar e não mais servir para o uso. Uma atitude que requer atenção é a forma adequada e respeitosa de descartá-los.