O que fazer quando o batimento cardíaco está abaixo de 60?

Perguntado por: ebarreto . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.9 / 5 18 votos

“Abaixo desse valor, quando ocorrem batimentos cardíacos lentos ou a pessoa apresenta sintomas como tonturas, escurecimento visual, desmaios, sente-se cansada e frequentemente ofegante, ela deve procurar um cardiologista para definição do diagnóstico.

As pessoas que detectam os sintomas de bradicardia devem procurar imediatamente o cardiologista.

Bradicardia, ou batimento cardíaco lento, é diagnosticada quando o ritmo natural do seu coração está abaixo de 60 batimentos por minuto. Se a frequência cardíaca baixa produzir pausas prolongadas entre os batimentos, você pode ter bradicardia sinusal com arritmia sinusal.

Sim . Dentro das considerações gerais 55 bpm consideraremos normal . Cada pessoa tem como normal as batidas do coração em repouso entre 50 a 80 bpm . Isto poderá mudar durante o sono e em atletas onde as batidas poderão estar abaixo de 45 bpm sem corresponder a nenhuma alteração ou doença de condução cardíaca .

Brincar, andar de bicicleta, correr e jogar bola são ótimos exercícios ao ar livre que permitem elevar os batimentos cardíacos de forma saudável. Além disso, estas atividades possuem variações intermináveis, podendo ser alternadas e bem exploradas.

O tratamento da bradicardia vai depender do que está causando a condição. Alguns casos podem requerer o uso de medicamentos ou mesmo a colocação de um aparelho de marcapasso.

Podem ocorrer por envelhecimento do sistema de condução elétrico (fiação do coração), uso de medicação que tem ação cronotrópica negativa (que diminuem a frequência cardíaca), intoxicação medicamentosa, anormalidades no funcionamento da tireoide, distúrbios de alguns eletrólitos como o potássio, calcificação de ...

Uma frequência acelerada, com ritmo superior a 100 pulsações por minuto, recebe o nome de taquicardia.

A quantidade normal de batimentos é de 50 a 90 batimentos por minuto (bpm)”, explica o cardiologista. O especialista ressalta que evitar as arritmias ainda é a melhor maneira de impedir morte súbita ou derrames causados pela doença.

A faixa da frequência cardíaca de repouso considerada normal para o adulto, varia de 50 até 100 batimentos por minuto. Não havendo distinção pela idade, seja em um paciente com 18 ou 80 anos de idade, considerando um paciente assintomático.

Adulto sedentário: 70 a 80 bpm, Adulto que faz atividade física e idosos: 50 a 60 bpm.

Bradicardia é o termo médico para um batimento cardíaco que é muito lento ou tem pausas sintomáticas. Para atletas bem treinados, a bradicardia em repouso pode ser normal. Para a maioria das pessoas, contudo, a bradicardia pode indicar a presença de um distúrbio cardíaco grave.

A bradicardia sinusal em si não é necessariamente grave, mas pode ser um sinal de uma condição subjacente mais séria. Em alguns casos pode causar sintomas como fadiga, tontura ou desmaios, sendo necessário tratamento médico.

Em repouso, a frequência cardíaca normal apresenta uma variação entre 60 e 100 batimentos por minuto (bpm). A aceleração dos batimentos (acima de 100 bpm) indica que a pessoa está com taquicardia. Já uma frequência cardíaca baixa, inferior a 60 bpm, é considerada uma condição de bradicardia.