O que fazer quando a Internet não quer conectar na TV?

Perguntado por: lcarvalho . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.5 / 5 5 votos

O que fazer quando a Smart TV não conecta no Wi-Fi?

  1. Se possível, use um cabo de rede. ...
  2. Posicione melhor seu roteador e/ou Smart TV. ...
  3. Instale uma rede Wi-Fi Mesh. ...
  4. Use um roteador de qualidade (MU-MIMO)

A causa mais comum da TV não conecta no WiFi é haver incompatibilidade entre as configurações de rede do modem/roteador e da sua TV. Por isso, é bacana optar por deixar sempre as configurações da sua smart no modo automático, onde a própria TV se encarrega de detectar a rede e definir as melhores configurações.

Opções para recuperar a internet

  1. Reiniciar o modem.
  2. Troque o wi-fi pelo cabo LAN.
  3. Checagem dos cabos.
  4. Mude o canal da rede wi-fi.
  5. Reveja sua senha de proteção.
  6. Avalie programas, firewall e vírus.
  7. É hora de ligar para o SAC.
  8. Consumidor tem direito ao reembolso.

Firmware do roteador desatualizado
O firmware do roteador ou do dispositivo pode precisar de uma atualização para corrigir possíveis bugs ou problemas de compatibilidade com a rede. Isso pode ser um dos motivos para a sua smart TV não conseguir se conectar a uma rede WiFi.

Quando a TV não consegue se conectar na internet via rede sem fio (wireless), o problema pode estar no roteador, na qualidade do sinal do Wi-Fi, na rede com muitos equipamentos conectados, repetidores de sinais de qualidade ruim ou na própria TV.

Conecte o roteador ao seu PC pelo cabo
Conecte uma das extremidades à porta WAN (rede de área ampla) na parte de trás do roteador. Em seguida, espete a outra extremidade à porta Ethernet do seu modem. Com o dispositivo ligado, você estará pronto para se conectar à internet. Mas, antes, ligue o roteador na tomada.

O Chromecast e o Fire Stick são os aparelhos mais famosos para essa função - no entanto, isso varia conforme o gosto de cada um. O segredo ao escolher o melhor aparelho para transformar a TV em smart é optar por modelos com resolução 4K que sejam compatíveis com diferentes streamings e bom custo-benefício.

Se estiver transmitindo o sinal normalmente, há grandes chances de o fator causador do problema ser o roteador. Outra forma de conferir a natureza do problema é usando um cabo de rede no dispositivo conectado direto no roteador. Caso não esteja transmitindo sinal, há a possibilidade dele ser de fato o culpado.

A luz “POWER” de ambos devem estar acesas. A luz “PON” da ONU e a luz “LAN” da ONU também. A luz WAN do ROTEADOR deve estar acesa ou piscando. Nunca use o RESET de nenhum dos dois aparelhos.

Esse botão aparece em alguns modelos e facilita o processo de conexão entre o roteador e seu dispositivo dispensando a utilização ou memorização de senhas. Quando você quiser conectar um novo aparelho à sua rede Wi-Fi, basta pressionar o botão WPS para que seu aparelho se conecte ao roteador automaticamente.

WPS, sigla de Wi-Fi Protected Setup, ou "configuração protegida de Wi-Fi", é uma forma de facilitar a conexão de um dispositivo com o roteador do usuário. Através desse botão, a pessoa não preciso configurar, conectar e inserir uma senha para acessar uma rede.

RESET/Configuração Inicial Smart TV
Em seu controle remoto, aperto o botão Engrenagem ou Settings. Caso não possua nenhum desses botões, pressione Home. Selecione a opção Ajustes para acessar o menu de configurações. Em seguida vá em Geral e escolha a opção Redefinir para Configurações Iniciais.

Se o sinal estiver fraco, as quedas de sinal podem ser reduzidas colocando o roteador Wi-Fi perto da TV. O TV está muito perto do roteador. Se a TV e o roteador estiverem muito próximos, a comunicação entre eles pode não funcionar. Recomendamos que você mantenha a distância pelo menos 1 metro entre o TV e o roteador.