O que fazer para deixar de ser falso magro?

Perguntado por: lsouzas . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 14 votos

A musculação aliada a uma alimentação equilibrada, rica em proteínas e com a quantidade adequada de carboidratos e gorduras, é fundamental para combater o "falso magro".

Como um falso magro quer perder apenas barriga e não peso como um todo, terá que unir uma boa dieta alimentícia e exercícios físicos. “Para sair do sedentarismo, o objetivo, nesse caso, é trocar gordura por músculo, e não perder peso.

Essa condição pode ocorrer por diferentes motivos. Uma das causas é a falta de atividade física que leva ao sedentarismo. Quando uma pessoa não se exercita regularmente, ela terá baixa quantidade de massa muscular, mesmo que o seu peso total esteja dentro dos limites considerados saudáveis.

Alimentos ricos em gorduras boas são castanhas, amendoim, sementes, abacate, coco e azeite, e devem ser consumidos junto com alimentos ricos em carboidratos ou proteínas nos lanches, usando combinações como: fruta + castanhas, pão + pasta de amendoim, vitamina de abacate e iogurte + semente e chia.

Veja os detalhes a seguir.

  1. Inclua mais proteína na dieta. ...
  2. Fracione as refeições. ...
  3. Invista em atividades físicas. ...
  4. Não se esqueça das gorduras boas. ...
  5. Alie-se aos carboidratos certos. ...
  6. Fique longe do cigarro. ...
  7. Evite junk food. ...
  8. Mantenha uma rotina e vá devagar.

Falsa Magra Antes e Depois
Então, se você está cético e receoso ainda, eu entendo. Mas se você seguir os conselhos deste artigo, eu tenho certeza que você não será mais falso magro em três a seis meses (dependendo de quanto de gordura e o quão pouco músculos você tem).

Se você é um falso magro, provavelmente, seu biotipo corporal é ectomorfo. "São aqueles que comem muito, mas, ainda assim, têm muita dificuldade de ganhar peso, seja por meio de gordura ou de massa magra, por terem um metabolismo ultrarrápido. Geralmente, apresentam pernas e braços longos, cintura e quadril estreitos.

No vocabulário popular, são aqueles considerados “magros de ruim”. Em uma pesquisa com 230 mulheres eutróficas ou obesas, relatou-se uma maior ectomorfia naquelas metabolicamente saudáveis, destacando o papel protetor da linearidade corporal contra o desenvolvimento da síndrome metabólica.

A falsa magra é a pessoa que aparenta ser magra, mas de acordo com a bioimpedância tem uma percentagem de gordura acima de 28%, no caso do género feminino, e acima dos 20% no caso do género masculino, mesmo que o peso esteja normal. Mais gordura e menos massa muscular é uma das caraterísticas da pessoa falsa magra.

Podemos definir como falsas magras pessoas que, apesar de estarem no peso ideal, têm uma composição corporal ruim, ou seja, têm alto nível de gordura corporal e pouca massa magra. Falando de uma forma mais simplificada, a falsa magra é a pessoa que mantém um corpo esbelto sem ter hábitos saudáveis.

A melhoria da composição corporal exige mudança de estímulos. Por isso, treinos diversos são muito apropriados (por exemplo, musculação + natação ou corrida + yoga). Este treinamento deve estar, claro, associado à dieta adequada. A mesma facilita a captação de nutrientes que proporcionam hipertrofia.

Na grande maioria dos casos, um falso magro deve fazer cutting primeiro, para criar o alicerce apropriado para construir massa muscular e perder gordura no longo prazo.

O falso magro, geralmente, é aquela pessoa que come bastante e parece apresentar boa forma. Porém, basta levantar ou tirar a camisa que acaba revelando que possui certa saliência abdominal.

Como comer de tudo e não engordar; veja dicas de ouro

  1. Coma a salada primeiro. A salada ajuda a ganhar tempo à mesa e evita que se coma grandes quantidades rapidamente.
  2. Faça refeições à mesa. ...
  3. Coma devagar. ...
  4. Prefira comida “de verdade” ...
  5. Alimentos com gordura são necessários.

O que pode causar o ganho de peso
As alterações hormonais estão entre as principais causas do ganho de peso, seja pelo desenvolvimento do hipotireoidismo ou por conta de alguma doença que leva ao excesso de cortisol no organismo. O sedentarismo e o metabolismo lento também contribuem para engordar.

Aposte em boas fontes de carboidratos
Até porque, em se tratando de construção de massa muscular, os carboidratos são tão importantes quanto as proteínas. Alguns exemplos são: torradas, pão, cuscuz, arroz branco, milho, aveia em flocos, batata-doce, batata, inhame, banana, manga, frutas secas, entre outros.