O que faz o SSD ser mais rápido?

Perguntado por: imoreira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 7 votos

Em relação a velocidade, o SSD pode ser até 20 vezes mais rápido para gravar informações do sistema. Essa rapidez é possível graças a memória flash, que faz uso de correntes elétricas para transmitir os dados. Com maior velocidade, o tempo de iniciação do sistema, transferências e carregamentos diminuem.

Abrir arquivos e programas é muito mais rápido no SSD porque o acesso à memória flash é instantâneo. Com esse tipo de tecnologia, a velocidade de gravação e leitura de dados é de 500 MB/s, em média, podendo passar de 7.000 MB/s nos modelos mais avançados.

Operações sequenciais de leitura/gravação: a diferença de velocidade de uma SSD em relação a um disco rígido é mais aparente ao copiar e mover arquivos enormes. As HDDs podem copiar de 30 a 150 MB por segundo (MB/s), enquanto as SSDs padrão realizam a mesma ação em velocidades de 500 MB/s.

Em outras palavras, uma unidade de estado sólido pode ler até 10 vezes mais rápido e gravar dados até 20 vezes mais rápido do que uma unidade de disco rígido, segundo fabricantes. A desvantagem do SSD ainda é o preço, tanto para um drive SSD externo como para o componente em um notebook ou desktop.

Rapidez e menos desgaste
De forma geral, o SSD, também conhecido como unidade de estado sólido, é uma tecnologia mais avançada que armazena arquivos em chips de memória Flash, o que faz com que os dados carreguem de forma mais rápida.

Um dos recursos básicos das ferramentas de verificação de integridade do SSD é o benchmark de SSD/Disco, que pode medir o desempenho do SSD testando a sua velocidade de transferência. Você saberá se os dados sobre a gravação/leitura fornecidos pelo fabricante são precisos após testar a velocidade do seu SSD.

SSD WD Blue SN550
Outro SSD M. 2 campeão de custo-benefício e com ainda mais memória, o SSD WD Blue SN550 oferece mais 500GB para armazenamento de dados e velocidade até quatro vezes maior do que os melhores SSDs SATA, segundo o fabricante. A taxa para a leitura é de 2.400MB/s e para gravação de 1.750MB/s.

SSD com funcionamento lento
Uma razão importante que pode fazer a sua unidade SSD ficar lenta é a sequência de inicialização inadequada – se o disco rígido (não o SSD) for definido como o primeiro dispositivo de inicialização, você terá uma clara redução na velocidade de obtenção e carregamento de dados.

As SSDs também executam aplicações mais rapidamente. Elas conduzem o processo de leitura/gravação com 50 a 250 MBps, enquanto os HDDs fazem o mesmo com 0,1 a 1,7 MBps. A velocidade da HDD é limitada pela velocidade de rotação do disco.

O melhor SSD para notebook de 2021 foi o Samsung 870 QVO, que pode ser encontrado hoje em até 8 TB de armazenamento. Ele tem conexão SATA, chegando a 560 MB/s de leitura e 530 MB/s em gravação.

Se o seu computador se destina em grande parte a jogos, a unidade de 525 GB deve ser suficiente para a maioria dos jogos atuais. Se você joga muitos jogos diferentes ou se usa também o computador para editar fotos e filmes, procure um SSD com mais armazenamento.

Como os SSDs têm uma maior velocidade de leitura, diminuem os possíveis gargalos ou travamentos na construção de cenários. Além do tamanho reduzido, outra vantagem significativa é a velocidade.

Há duas desvantagens em relação à memória SSD são o preço – muito mais alto por ser uma tecnologia nova – e a capacidade de armazenamento, em muitos caso dez vezes menor que o HD.

Não existe melhor ou pior nessa disputa. O HDD ainda é a opção mais acessível para guardar arquivos pesados, já que é mais barato e oferece espaços maiores de armazenamento. Já o SSD é mais rápido, mas o custo por gigabyte é maior tem vida útil limitada.