Como saber a saúde do meu notebook?

Perguntado por: ifogaca . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 3 votos

Verifique o desempenho e a saúde do seu dispositivo na Segurança do Windows

  1. Na caixa de pesquisa na barra de tarefas, escreva Segurança do Windows e, em seguida, selecione-a nos resultados.
  2. Selecione Desempenho e estado de funcionamento do dispositivo para ver o relatório de estado de funcionamento.

Se você tem notado que a bateria do seu notebook não está mais segurando a carga e está aguentando muito menos tempo do que o normal, talvez ela esteja, de fato, viciada.

Então, na janela aberta do gerenciador de tarefas, clique na aba “Desempenho” e na seção “CPU“. Procure então a seção denominada “Tempo de Atividade“. Aí estará registrado o tempo em dias, horas, minutos e segundos decorrido desde que o computador foi inicializado – ou seja, há quanto tempo ele está ligado.

Em primeiro lugar, o computador vai ser exigido demais, o que pode provocar um aquecimento em certos momentos. Principalmente aqueles em que muitas aplicações estiverem abertas ao mesmo tempo. Do mesmo modo, estando ligado 24h por dia, o notebook vai demandar muita energia.

Se for utilizar o notebook o dia todo, evite ligá-lo e desligá-lo com muita frequência em um curto prazo. Essa inicialização constante é capaz de prejudicar alguns componentes da sua máquina.

Fácil, é só executar o comando “systeminfo” em um prompt de comando e verificar essa informação (entre outras) no resultado retornado pelo comando: E com isso você decide se já é hora de formatar o computador mais uma vez ou não. É isso aí.

Aperte a tecla Windows + R para abrir o “Executar”; Digite “msinfo32” (sem aspas) e pressione “Enter”; Uma nova janela será aberta mostrando as informações do sistema.

Podemos concluir, então, que usar o notebook na tomada, ao contrário do que alguns usuários pensam, pode ser uma experiência benéfica ao aparelho, pois evita que você gaste com frequência os ciclos de energia que são os medidores da vida útil da bateria.

Mesmo que o notebook esteja desligado, não o deixe exposto diretamente ao Sol. O calor extremo e/ou contínuo é capaz de danificar componentes internos, causar a perda de desempenho, entre outros problemas mais graves.

Você até pode fazer isso, mas não recomendamos utilizar seu notebook direto na tomada SEM a bateria! Ao tirar a bateria do notebook e deixá-lo ligado na tomada, você priva o aparelho da segurança contra falhas da rede elétrica.

Em geral, é recomendável desligar o computador pelo menos uma vez por dia, principalmente se você não for utilizá-lo por um período prolongado de tempo. Isso pode ajudar a economizar energia e prolongar a vida útil do hardware.

O tradicionalmente recomendado é tentar manter sempre entre 40% e 60% e carga, que é um nível onde não é baixo e nem alto, pois não chega ao ponto de esquentar muito a bateria, o que também não é bom.

Muitos usuários pensam que é necessário desligar o notebook ou PC quando o dia termina, como se o computador precisasse de uma boa noite de descanso, assim como nós. No entanto, essa prática nem sempre é necessária. Caso a sua rede de internet seja segura, não há problema em deixar o equipamento em modo de suspensão.

A formatação você escolhe a partição no qual o sistema será instalado. Já a restauração, a imagem restabelece o padrão de fábrica onde o atual sistema está instalado. Nenhuma das duas opções apagará outra partição, a menos que você mesmo escolha fazer isso.

Isso porque conforme os sistemas são atualizados pelos seus fabricantes – na maioria dos casos, em que uma nova atualização sobrepõe uma antiga – os programas acabam deixando “rastros”, que tornam os computadores mais lentos. Restaurar o computador periodicamente é uma alternativa que pode postergar esse procedimento.

Formatação: Já a formatação é necessário apagar totalmente o conteúdo do notebook. Ou seja, arquivos, imagens, e até o sistema operacional é excluído e precisará ser reinstalado. Mas calma, isso não significa que você vai perder tudo que está em seu computador.