O que é xilogravura?

Perguntado por: amaldonado . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 3 votos

Xilogravura é a técnica de gravura em madeira. Etimologicamente, xylon significa madeira; xilogravura seria, então, impressão sobre um suporte qualquer, tendo como matriz a madeira gravada.

A Xilografia é uma antiga técnica de origem chinesa, ao que tudo indica tendo seu inicio no século II, onde o artesão grava na madeira a imagem que pretende reproduzir, utilizando-a como matriz e possibilitando a reprodução de diversas imagens idênticas sobre papel ou outro suporte adequado.

A Xilogravura é a técnica de gravura na qual se utiliza a madeira para reproduzir a imagem gravada sobre o papel. Entalha-se o desenho na madeira, usando-se uma goiva, formão, faca ou buril, deixando em relevo os traços da obra.

A xilogravura é uma técnica de gravura com matriz em madeira, na qual as incisões são feitas com as goivas (pequenas facas em diferentes formatos), criando um relevo na madeira. A imagem impressa se refere à parte que não é retirada da madeira, como em um carimbo.

Na xilogravura, a madeira é entalhada com a ajuda de um instrumento cortante dando origem a uma figura ou forma que vira um modelo do que se pretende imprimir. A impressão registra as partes elevadas da madeira entalhada, que são os pontos que encostam na tinta.

Ela está na origem da reprodução de imagens, na arte de criar imagens reproduzíveis. A xilogravura surgiu na China há pelo menos dois mil anos e está associada à invenção do papel e ao desenvolvimento da imprensa.

As prováveis origens da xilogravura remetem à cultura oriental. Segundo historiadores, a xilogravura foi criada pelos chineses e já era praticada por este povo desde o século 6. Durante a Idade Média, a xilogravura firma-se no ocidente, ganhando inovações durante o século 18.

A xilogravura se associa ao cordel, pois era a técnica utilizada para a apresentação das ilustrações que acompanhavam os folhetos de cordel. A identidade visual do cordel teve elementos da cultura nordestina inseridos nas ilustrações – inclusive hoje a xilogravura é facilmente associada ao Nordeste brasileiro.

Confira, agora, os principais artistas que fizeram da xilogravura a sua arte.

  • Albrecht Dürer (1471-1528)
  • Hans Baldung (1484 ou 1485-1545)
  • Katsushika Hokusai (1760-1849)
  • Gilvan Samico ( 1928–2013)
  • José Costa Leite (1927)
  • Livio Abramo (1903-1992)
  • Sérvulo Esmeraldo (1929-2017)
  • Tarsila do Amaral (1886-1973)

O material necessário para a impressão de xilogravura é tinta, rolo de tintagem, solvente, espátula, faquinha, talco, sendo indispensável que haja no atelier uma base ou mesa para de tintagem onde a tinta é retirada da lata e esticada sobre esta superfície, geralmente de vidro ou mármore.

O uso da técnica de xilogravura criou e propagou a literatura de cordel. Afinal, sua produção era simples e seu custo bastante baixo. Logo, foi fundamental para sustentar a tradição e manter fortes as raízes das histórias e das pessoas que as contavam.

As mais conhecidas são: xilogravura (matriz de madeira em que são feitas incisões), litografia (matriz em pedra, trabalhada com óleo), gravura em metal (matriz em placa de metal, trabalhada com ácidos), serigrafia (vedação com estêncil, em processo fotográfico ou não).

E pra transferir é fácil: é só usar tinta e rolo pra xilogravura, passar nesse relevo e depois carimbar ele no papel ou tecido. Uau! Já a gravura é o resultado da xilogravura, ou seja, a imagem que foi estampada! As gravuras podem ser feitas a partir desse exemplo que eu te falei com técnica entalhada na madeira.