O que é vulnerabilidade?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.3 / 5 11 votos

Traduzido do inglês--Vulnerabilidade refere-se à "qualidade ou estado de exposição à possibilidade de ser atacado ou prejudicado, física ou emocionalmente". Uma janela de vulnerabilidade é um período de tempo dentro do qual as medidas defensivas são diminuídas, comprometidas ou ausentes.

Na linguagem corrente, vulnerabilidade é “qualidade de vulnerável”, ou seja, o lado fraco de um assunto ou questão; o ponto por onde alguém pode ser atacado, ferido ou lesionado, fisicamente ou moralmente. Por isso, vulnerabilidade implica risco, fragilidade ou dano.

Que está sujeito a ser atacado: 1 frágil, indefeso, exposto, desprotegido, desemparado, suscetível, magoável, atacável, descoberto, desabrigado, vulnerabilizado, destrutível, destruível, debilitável, derrotável, prejudicável, acometível, desarmado, desvalido, indefenso.

O que é Vulnerabilidade Social:
Algumas das principais características que marcam o estado de vulnerabilidade social são as condições precárias de moradia e saneamento, os meios de subsistência inexistentes e a ausência de um ambiente familiar, por exemplo.

Quais são os tipos de vulnerabilidade?

  • Marginalização e Exclusão.
  • Vulnerabilidade na área da saúde.
  • Vulnerabilidade Territorial.
  • Vulnerabilidade Juvenil.

Ou seja, pessoas ou grupos socialmente vulneráveis são aqueles com mais dificuldades ou que não dispõem de recursos suficientes para resistir a dificuldades e ameaças de ordem social, econômica, geográfica, ambiental, racial e de outras ordens.

É como se houvesse uma barreira entre duas pessoas, bloqueando o contato verdadeiro entre elas. Essa barreira é criada, muitas vezes, pela crença de querer ser forte e estar sempre armado, para que, assim, o outro não possa te ferir.

A psicóloga Geisa, explica que a vulnerabilidade é um sentimento comum, podendo ser considerada o centro das emoções e experiências que tanto desejamos. É tudo que sentimos e como sentimos e só isso já é estar vulnerável, é estar expostos, assumindo o risco emocional, que em nada se relaciona com a fraqueza.

Por um lado, há a fragilidade, que remete para algo que é frágil, que precisa de cuidados, que não se consegue cuidar, que é efémero ou “quebradiço” na sua totalidade. Por outro há a vulnerabilidade que remete para a existência de uma parte menos forte de algo.

Vulnerabilidade no desenvolvimento da criança pode ser definida como a chance ou oportunidade de a criança sofrer prejuízos ou atrasos em seu desenvolvimento devido à influência de fatores de ordem individual, social e programática, os quais se constituem em situações adversas.

Entre os diversos fatores, estão as condições socioeconômicas, os acessos aos serviços, a cultura prevalente, as relações sociais e a própria subjetividade.

As populações-chave são: travestis, transexuais, gays e outros homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, pessoas privadas de liberdade, usuários de drogas.

Como combater a vulnerabilidade social? A transformação nunca é imediata, mas a educação é um dos caminhos mais eficazes, pois a falta dela é um dos principais motivos da exclusão social. Quando falamos em educação, vai muito além da escola, pois ela garante acesso à cultura e leva ao amadurecimento intelectual.

Existem 4 espécies de vulnerabilidade do consumidor; fática, técnica, informacional e jurídica.

A vulnerabilidade pode ser definida como uma situação em que o meio físico está vulnerável às pressões humanas. Geralmente, estão presentes três fatores: exposição ao risco; incapacidade de reação; e dificuldade de adaptação diante da materialização do risco.

O conceito de população vulnerável está relacionado à pobreza e à má distribuição de renda, afetando a saúde e a vida de alguns grupos populacionais.