O que é uma resenha critica?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 4 votos

Traduzido do inglês--Uma resenha de livro é uma forma de crítica literária na qual um livro é meramente descrito ou analisado com base no conteúdo, estilo e mérito. Uma resenha de livro pode ser uma fonte primária, artigo de opinião, resenha resumida ou resenha acadêmica.

A resenha crítica é um texto de caráter opinativo em que o autor descreve e analisa uma produção social (por exemplo, uma obra artística ou acadêmica), a fim de influenciar os seus leitores recomendando a obra pelas suas boas qualidades ou a rejeitando pelos seus excessos e defeitos.

A resenha crítica é gênero textual informativo, descritivo e opinativo sobre uma determinada obra, por exemplo: livro, artigo, filme, série, documentário, exposição de artes, peça teatral, apresentação de dança, shows. Nela, o resenhista sintetiza as ideias e expõe suas apreciações, influenciando seus leitores.

Como fazer uma resenha em 7 passos

  1. Identifique e apresente a obra analisada. Não deixe o leitor confuso. ...
  2. Faça um panorama inicial. Após apresentar os dados técnicos, faça o primeiro parágrafo como forma de introdução. ...
  3. Descreva a estrutura da obra. ...
  4. Discorra sobre conteúdo. ...
  5. Faça sua análise crítica.

Sobre a diferença entre resenha e resumo, podemos pontuar o seguinte: resenha é um texto de análise, crítica, comparações e opinião; resumo é um texto descritivo e imparcial, ou seja, não faz julgamentos ou avaliações e não vai além do que foi apresentado na obra.

Na introdução,. deve-se deixar claro as informações bibliográficas do texto e contextualizar o assunto sobre o qual se fala. No desenvolvimento, deve-se apontar as ideias e argumentos principais da obra. Por fim, na conclusão, você deve dar sua opinião de forma mais direta.

Existem três tipos de resenha que podem ser empregados na hora de realizar um trabalho: a resenha descritiva, crítica e científica. Essa divisão é feita para especificar os detalhes de cada maneira de fazer a resenha, entender o texto-fonte e aprofundar a análise.

Vocês podem iniciar a frase, empregando a metonímia, substituindo, por exemplo, o “Freitas afirma” por “A obra afirma…”. Um procedimento que auxilia bastante a descrição sobre os ditos e feitos do autor na obra é a empatia. Imaginem-se autores em produção.

Se a resenha é de um livro, deve ter cerca de 6 a 8 parágrafos e de 60 a 90 linhas (de duas a três laudas, no máximo), ou cerca de 1.200 palavras. Deve haver um equilíbrio entre informar, analisar e opinar, em espaço relativamente curto.

Descrição da obra analisada; Resumo das informações contidas no texto-base; Inclusão de citações da obra resenhada para ilustrar um comentário; Apresentação da opinião do leitor sobre o texto-base; Além disso, a elaboração de uma resenha requer os princípios básicos de qualquer texto: a coerência e a coesão.

Estrutura e características da resenha
A resenha possui uma estrutura linear que acompanha o desenvolvimento da obra, ou seja, ela deve organizar as suas informações de acordo com a organização do texto-fonte, respeitando a ordem em que as coisas são apresentadas nele.

A resenha crítica é texto que avalia uma manifestação cultural, filme, peça de teatro, show, exposição, com o objetivo de orientar o leitor. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações.

Como o próprio nome diz, na resenha descritiva você deverá apenas descrever a obra resenhada, o que dispensa a opinião do resenhista. Resenha temática: Esse tipo de resenha é caracterizado por abordar vários textos cuja temática seja a mesma, ou seja, textos que tratem sobre um mesmo assunto.

Escreva a Introdução: mencione os temas centrais do artigo, os argumentos e afirmações do autor. Evita utilizar afirmações em primeira pessoa. Resuma o artigo: expresse com suas próprias palavras os pontos principais, os argumentos e os achados do artigo. Mostre como o artigo sustenta suas afirmações.

Informações bibliográficas do material a ser resenhado: autor, título da obra, lugar e data de publicação e identificação das páginas (no caso de livros). Resumo com conteúdo da obra: exposição com os principais pontos apresentados no material resenhado.

Sobre a estrutura, a resenha crítica, normalmente, é composta por título, introdução, desenvolvimento e conclusão. O título na resenha pode retomar o nome da obra, antecipar a análise principal do texto ou surtir curiosidade no leitor.