O que é uma pessoa dois espíritos?

Perguntado por: cmata . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.5 / 5 19 votos

“Two-Spirits” (traduzido literalmente «dois-espíritos» ou «espíritos-duplos») é um termo criado para se referir a uma pessoa que se identifica como tendo tanto um espírito masculino como feminino, sendo usada por alguns povos indígenas da América do Norte para descrever a sua identidade sexual, de género e/ou ...

O termo que significa two-spirit - em tradução literal, dois espíritos ou espíritos-duplos - tem ganhado espaço no dialeto norte americano ao se referir à sigla da comunidade LGBTQIA+. O termo é usado pelos nativos americanos, ou seja, pela população indígena originária tanto dos Estados Unidos quanto do Canadá.

2S se refere a um espírito masculino e um feminino habitando no mesmo corpo. Assim, a população indígena que se identifica dentro da comunidade LGBTQIA+ também utiliza a sigla 2S. A binariedade de espíritos, inclusive, não é algo recente na história ameríndia.

Queer é um termo de origem inglesa que, há algum tempo, era utilizado de forma pejorativa. Hoje, representa uma identidade, uma teoria e compõe a sigla LGBTQIA+. Conceito de queer. Queer é o termo que diz respeito a quem não se identifica e não se rotula em nenhum gênero.

O termo é usado para representar as pessoas que não se identificam com padrões impostos pela sociedade e transitam entre os gêneros, sem concordar com tais rótulos, ou que não saibam definir seu gênero/orientação sexual.

Enquanto na bissexualidade a pessoa pode ter preferência por alguns gêneros, a pansexualidade é a atração por todos. Para quem é pan, o gênero não importa, nem entra na conta. É aquele famoso: “gosto de pessoas, não importa o gênero”.

O termo “genderfluid” (“gênero-fluido”) apareceu pela primeira vez oficialmente nos anos 1990 e se refere àqueles cuja identidade de gênero flui, ou seja, ao mesmo tempo em que uma pessoa pode se identificar com o gênero feminino ela também pode fluir para o masculino e até para o neutro, entre outras variações.

O termo se refere às pessoas em que a orientação sexual e a atração emocional não se encaixam nos padrões da heteronormatividade. Em junho de 2022, por exemplo, ela disse que sente muito orgulho de ser uma mulher queer.

O conceito tem origem em espaços arromânticos e assexuais na comunidade LGBTQIAPN+, mesmo que qualquer um possa estar nesse tipo de relação. O conceito de RQP postula a existência de uma classe especial da atração platônica, distinta do romance, que fornece uma base apropriada para este tipo de relação íntima-formal.

Assim, o indivíduo pode se identificar como homem, como mulher, como um ou outra, ou ainda nem como mulher nem como homem. Transgênero e não binário são termos usados para se referir à identidade de gênero. Por outro lado, queer descreve identidades sexuais e de gênero que não são heterossexuais e cisgênero.