O que é uma pessoa demisexual?

Perguntado por: tvasconcelos . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 15 votos

Demisexualidade é uma orientação sexual reconhecida em pessoas que são fisicamente incapazes de se sentir sexualmente atraídas por outra sem estabelecer uma forte conexão emocional com elas primeiro. O termo vem de estar "a meio caminho entre" sexual e assexual, diz a Asexual Visibility and Education Network.

Demissexualidade é uma orientação sexual em que a pessoa se sente atraída por outra apenas quando há um vínculo afetivo entre elas.

Eliéser se identifica como demissexual, termo que tem ganhado força nas redes para designar pessoas que, grosso modo, só conseguem estabelecer algum tipo de relacionamento afetivo, caso haja, de fato, um “match” intelectual ou uma identificação mais profunda.

A assexualidade não é muito comum, mas é uma opção de vários homens e mulheres ao redor do mundo. No Reino Unido, estima-se que 1% da população seja assexual – como é o caso de Robin Dibben, de 24 anos.

Quantas identidades de gênero existem? O mais comum é vermos seis identidades: mulher ou homem cisgênero, mulher ou homem transgênero, gênero não binário e agênero.

O termo é usado para descrever um indivíduo que pode ser romanticamente atraído por pessoas de vários sexos. Pessoas birromânticas desenvolvem uma atração romântica por outras pessoas, que pode ou não incluir atração sexual.

Os arromânticos são pessoas que não sentem interesse romântico por outras pessoas. Podem gostar de sexo (ou não), podem ter relacionamentos sérios ou superficiais, podem ser héteros, gays, bi, trans...

Então, em alguns casos, ele pode aparentar não sentir atração por ninguém. Porém, a conexão, quando estabelecida, não depende do gênero. Portanto, podem existir demissexuais que sejam heterossexuais, homossexuais, bissexuais e até mesmo assexuais.

Sim, você leu certo: homens que fazem sexo com outros homens e não são homossexuais. É mais habitual do que se pode imaginar. E é bem simples: um homem heterossexual conhece outro (num bar, numa rede social, tanto faz) e eles decidem fazer alguma brincadeira sexual. E, como se não bastasse, gostam.

São os tipos narrativo, descritivo, expositivo, dissertativo e injuntivo, por exemplo.

A maioria dos arromânticos não sentem atração romântica e não se apaixonam. Mas há aqueles que podem sentir atração romântica (seja de maneira infrequente ou não-normativa) e que conseguem sentir amor romântico.

Intersexual: pessoa que nasce com os dois sexos, ou seja, com sistema reprodutor misto (genitália mista: genitália de um gênero e sistema reprodutor de outro). Antigamente, o intersexual era mais conhecido como “hermafrodita”.

Existem diversas identidades de gênero diferentes, incluindo masculino, feminino, transgênero, gênero neutro, não-binário, agênero, pangênero, genderqueer, two-spirit, terceiro gênero e todos, nenhum ou uma combinação destes.

Note que existem inúmeros gêneros textuais dentro das categorias tipológicas de texto. Em outras palavras, gêneros textuais são estruturas textuais peculiares que surgem dos tipos de textos: narrativo, descritivo, dissertativo-argumentativo, expositivo e injuntivo.

A testosterona é o hormônio que ajuda a aumentar o desejo sexual em homens e mulheres. Quando está em baixa, fica difícil manter a vontade de ter relações”, justifica.