O que é uma pessoa cínica?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.2 / 5 3 votos

[Figurado] Que se comporta com fingimento, falsidade, hipocrisia; desfaçatez, descaramento. adjetivo Em que há cinismo, fingimento ou descaso por normas sociais ou pela moral. [Por Extensão] Que tende a se comportar imoral ou escandalosamente: pessoa cínica. [Por Extensão] Que fala com petulância, sem escrúpulos.

[Figurado] Repleto de fingimento; desfaçatez: aluno muito cínico. [Figurado] Que age de maneira imoral ou escandalosa; desavergonhado, impudico. [Figurado] Que age ou fala de maneira petulante; sem escrúpulos; atrevido. [Teatro] Que se comporta de maneira inescrupulosa: personagem cínico.

Demonstrar descaso e desrespeito pelas normas e pelos valores sociais e morais pré-estabelecidos ou mostrar descaramento ao dizer uma mentira ou ao defender um comportamento condenável, como, por exemplo, tentar justificar um ato de corrupção como se fosse uma atitude de justiça ou algo que é aceito pela sociedade, ...

Você provavelmente conhece um cínico. Um cínico de verdade desconfia de tudo novo que vê ou ouve; é intolerante às novas ideias e é pessimista em relação a tudo. Não é um cético. Isso seria uma característica positiva.

Cínico, com c, é utilizada para se referir a uma pessoa que demonstra fingimento, descaramento, deboche, sarcasmo, cinismo, cara de pau. Sínico, com s, tem uma utilização muito reduzida e se refere a algo relativo à China ou relativo aos chineses.

Ao longo dos anos, várias pesquisas projetaram um futuro um tanto pessimista em termos de saúde aos cínicos, pois associaram essa visão negativa da natureza humana com um maior risco de mortalidade, menor bem-estar psicológico, diminuição da autoestima e até menor poder aquisitivo.

1 arrogante, atrevido, debochado, fingido, hipócrita, insolente, ousado, petulante, sarcástico, tartufo.

A forma mais simples de lidar com a situação no momento é reconhecer o comentário (acenar a cabeça ou dizer “Certo”), como se as palavras fossem sinceras. Assim, dá para continuar a conversa sem interrupção ou outros problemas. Você pode ignorar completamente o comentário e fingir que não ouviu nada.

Origem do cinismo
Atribui-se a Antístenes de Atenas a criação do cinismo no período helenístico da Grécia Antiga. O filósofo aprendeu retórica com o sofista Górgias e foi discípulo de Sócrates. Após a morte do mestre, Antístenes fundou o cinismo como uma doutrina e um modo de vida, e não um sistema filosófico.

Consiste num tipo de ironia insultuosa. Já a ironia é mais moderada, não tendo como propósito o teor do sarcasmo. A ironia representa a expressão de uma ideia que é o oposto daquilo que a pessoa realmente pensa. Cinismo é um sistema e doutrina filosófica dos cínicos.