O que é uma pessoa agnóstica?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 17 votos

O agnóstico é aquele que não acredita na existência de deus ou de qualquer outra divindade, porém não nega a possibilidade de existência. O que o agnóstico acredita é que não existe qualquer conhecimento efetivo que comprove a existência ou não existência de um deus. Porém, se vier a ser comprovado, acreditarão.

Qual a diferença entre um ateu e um agnóstico? Ateus não acreditam em um deus e negam sua existência, enquanto agnósticos afirmam que ele (ou eles) pode ou não existir, mas nós não somos capazes de saber com certeza.

Para os religiosos, agnóstico é aquele que não tem religião ou crença em algo. Para o agnóstico, o ser humano é aquilo que é sem estar submetido a uma ideia superior de controle ou transcendência, o mundo deve ser observado como algo racional e finito sem linhas ou ambientes imaginários.

Um agnóstico pode ser ateísta ou teísta. O ateísta não acredita na existência de um deus e não acredita na prova de sua existência. O teísta admite a possibilidade de existência de um deus, mas não consegue provar sua existência.

Ateus, agnósticos e sem religião | Retratos de Fé | TV Brasil | Notícias.

Tipos de agnosticismo
Um agnóstico teísta é caracterizado pela junção de duas doutrinas: o agnosticismo e o teísmo. Esse indivíduo acredita que existe um Deus (ou deuses), apesar de afirmar que não possui conhecimento que possa provar a sua existência.

2 sinônimos de agnóstico para 1 sentido da palavra agnóstico: 1 ateísta, ateu.

Entre eles —e, em particular, entre os astrofísicos— há uma grande disparidade de crenças. Existem crentes, agnósticos e ateus. Nem todos pensam como Mayor. Por exemplo, [Albert] Einstein encontrou Deus no universo, na perfeição e na beleza de suas leis.

Agnóstica é o feminino de agnóstico.

Páginas na categoria "Ateus do Brasil"

  • Alinne Moraes.
  • Andréa Beltrão.
  • Anna Veronica Mautner.
  • Antonio Candido.
  • Ariel Palacios.
  • Aristides Lobo (1905-1968)
  • Arnaldo Jabor.

O agnóstico é aquele que não acredita na existência de deus ou de qualquer outra divindade, porém não nega a possibilidade de existência. O que o agnóstico acredita é que não existe qualquer conhecimento efetivo que comprove a existência ou não existência de um deus.

Agnosticismo: O agnosticismo é uma posição que se baseia na ideia de que é impossível afirmar com certeza a existência ou inexistência de Deus ou de divindades. Os agnósticos não rejeitam a possibilidade de existência divina, mas consideram que a natureza de Deus está além da compreensão e alcance humanos.

Entretanto, os números são incertos, já que o IBGE não utiliza o termo “ateus”, mas sim “pessoas sem religião”, o que inclui os agnósticos, aqueles que tem dúvidas sobre a existência de Deus.