O que é uma mulher trans?

Perguntado por: uilha . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 6 votos

Uma mulher trans é uma pessoa que foi atribuída ao sexo ou género masculino ao nascer que possui uma identidade de gênero feminina.

Essencialmente, uma pessoa é trans, portanto, quando nasce biologicamente homem mas não se identifica assim, seja por se reconhecer como mulher ou, então, por se colocar em algum outro ponto dentro do espectro entre o masculino e o feminino — em geral, pessoas conhecidas pelo termo “não-binário”.

Logo, uma mulher trans é aquela que foi designada como homem ao nascer, mas se entende como uma mulher. Para se identificar como uma mulher trans, a pessoa não precisa ter passado, obrigatoriamente, por uma cirurgia de redesignação sexual. “Esse é um princípio básico.

Mulheres trans e travestis
Os testículos são removidos e a pele do saco escrotal é preservada. Durante a construção da "neovagina", é aberto um espaço de até 15 cm e utiliza-se a pele preservada do pênis e do saco escrotal para revestir a região. O restante da pele é utilizada para formar os lábios vaginais.

Sou Trans, e Agora? é um ebook criado por Barbara Buck, do canal do youtube "Barbs" que contém um GUIA PASSO A PASSO para você que está questionando a sua identidade de gênero, ou já se descobrindo, ou até mesmo para você já se assumiu de fato, pois nele contém os seguintes tópicos: -> O que é transexualidade?

Cisgênero é o termo usado para designar pessoas que se identificam com o gênero (masculino ou feminino) que lhes foi atribuído ao nascer. Já transgênero é o termo que se refere as pessoas que não se identificam com o gênero que lhes foi atribuído ao nascimento.

Na mulher trans que deseja realizar a cirurgia de redesignação genital, o procedimento mais comum é utilizar a própria pele do pênis para fazer o canal vaginal. É removida uma parte do pênis, preservando a uretra, a pele e os nervos que dão sensibilidade à região. E é construída uma neovagina e um neoclitóris.

SIM! Se recusar a chamar uma pessoa transexual ou travesti pelo pronome que ela (e) se identifica é considerado crime de transfobia.

Segundo Daniel Mori, psiquiatra do IPq (Instituto de Psiquiatria) da USP (Universidade de São Paulo), estudos apontam que, mesmo com estrutura diferente em relação ao tamanho e volume, o cérebro de uma mulher trans, por exemplo, funciona de maneira similar ao de uma mulher cis —o mesmo vale para homens trans.

O dossiê indica que as travestis e transexuais femininas constituem um grupo de alta vulnerabilidade à morte violenta e prematura no Brasil, com uma expectativa de vida de 35 anos, enquanto a da população em geral é de 74,9 anos.

A médica endocrinologista Luciana Barros Oliveira, que está à frente do projeto de criação do ambulatório transexualizador do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes), explica que a pessoa transexual não precisa necessariamente passar por procedimentos cirúrgicos para ter sua identidade definida como ...

Uma pessoa de gênero fluído pode se identificar como alguém transgênero. Pois para se identificar como trans o indivíduo precisa ser alguém que não se entende com o gênero que lhe foi designado no nascimento. Desta forma, essa é uma decisão pessoal, que deve levar em conta as experiências de quem é gênero fluído.

Já o termo “homem trans” ou “pessoa transmasculina” é indicado para tratar uma pessoa que foi designada mulher, mas se identifica com uma imagem pessoal masculina. Pensando no significado etimológico, o prefixo trans- (oriundo o latim) significa “além de”, “para além de”, “o outro lado” ou “o lado oposto”.