O que é uma membrana plasmática?

Perguntado por: scaldeira . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.1 / 5 2 votos

A membrana plasmática, citoplasmática ou plasmalema é a estrutura que delimita todas as células vivas, tanto as procarióticas como as eucarióticas. Ela estabelece a fronteira entre o meio intracelular, o citoplasma, e o ambiente extracelular, que pode ser a matriz dos diversos tecidos.

A membrana plasmática é uma estrutura que delimita a célula, separando o meio intracelular do meio extracelular. A membrana plasmática, também chamada de membrana celular ou plasmalema, é uma estrutura que delimita a célula, separando o meio intracelular do meio externo.

Membrana plasmática, também chamada de plasmalema, é formada por uma dupla camada de lipídios, na qual várias proteínas estão inseridas. Essa membrana, que circunda todas as células, garante a separação entre o meio interno e o meio externo.

A função da membrana plasmática é como uma fronteira de um país: ela seleciona quem entra na célula e quem sai. Existem elementos que precisamos permitir que entrem como glicose, por exemplo. Existem outros que a membrana deve bloquear de todo modo, como os vírus, por exemplo.

A membrana possui uma característica em sua estrutura de grande importância para a manutenção da vida dos seres vivos: a permeabilidade seletiva. Ela é responsável por fazer o transporte e selecionar as substâncias que entram e saem das células, além de garantir a eliminação de componentes do metabolismo celular.

Função do citoplasma
Ele é responsável por armazenar substâncias químicas fundamentais para a manutenção da vida. O citoplasma também possui a função de sustentação esquelética celular através de uma estrutura constituída por microfilamentos e tubos proteicos chamada de citoesqueleto.

A membrana plasmática – o limite externo da célula – é a bolsa, e o citoplasma é a gelatina. Naturalmente, uma célula é muito mais que apenas uma bolsa de gelatina. É uma unidade complexa e altamente organizada; a unidade estrutural básica de todas as coisas vivas.

Resposta: c) Citosol. Antígenos e enzimas são proteínas que ocupam a membrana plasmática. Já os fosfolipídios e o colesterol são lipídios que fazem parte da sua composição. Portanto, o único componente das alternativas que não faz parte da membrana plasmática é o citosol.

Características de uma célula procarionte
Assim como todas as células, as procariontes contam com uma membrana plasmática e o citoplasma. A membrana plasmática é constituída por uma bicamada de fosfolipídios e atua, entre outras funções, selecionando as substâncias que entram e saem da célula.

Propriedades funcionais da membrana plasmática estão associadas a seu componente protéico. A maior parte das propriedades funcionais da membrana plasmática, como atividades enzimáticas, recepção de sinais e transporte específico de íons e de uma variada classe de moléculas, é devida a seu componente protéico.

A membrana tem a finalidade de controlar o fluxo de materiais que entram e saem do ambiente celular, garantem a integridade das células, transportam materiais essenciais para o metabolismo, reconhecem substâncias graças a receptores presentes nas membranas, além de delimitar o conteúdo intra e extracelular.

O núcleo celular é a região da célula onde ocorre o controle de todas as atividades celulares. Convencionalmente dividimos a célula em três partes básicas: membrana plasmática, citoplasma e núcleo.

Células são as unidades estruturais e funcionais que constituem todos os seres vivos. Os únicos seres vivos que não possuem células são os vírus. Todas as células possuem membrana plasmática, citoplasma e material genético. As células são as unidades estruturais e funcionais dos seres vivos.