O que é uma imagem digitalizada?

Perguntado por: aaparicio . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.6 / 5 10 votos

Reprodução digital de uma imagem fotográfica convencional, É obtida através da leitura da fotografia original (seja ela uma transparência ou uma ampliação) por um scanner que traduz todas as informações nela contidas para a linguagem binária do sistema digital.

Processo de Geração das Imagens Digitais
O processo de digitalização possibilita que sinais analógicos, provenientes da energia que chega ao sensor do digitalizador, seja transformado em informação digital.

Tornar ou tornar-se digital ou passível de tratamento ou funcionamento através de tecnologia ou dispositivos electrónicos (ex.: digitalizar procedimentos burocráticos; o serviço digitalizou-se).

Prós de digitalizar no formato TIFF
Os arquivos TIFF fornecem a melhor resolução e são ideais para digitalização e impressão de fotos. A compactação não resulta em perda de dados de imagem.

Digitalizar um documento

  1. Abra o app Google Drive .
  2. Na parte de baixo à direita, toque em Adicionar .
  3. Toque em Digitalizar .
  4. Tire uma foto do documento que você quer digitalizar. ...
  5. Crie seu próprio título ou selecione uma sugestão. ...
  6. Para salvar o documento final, toque em Salvar .

Escanear foto pelo celular é um procedimento que pode ser feito por meio de aplicativos disponíveis para Android e iPhone (iOS). Entre as opções estão Google PhotoScan, CammScanner, Notas e Microsoft Lens, que além de digitalizar imagens em alta qualidade, também permitem utilizar outros recursos gratuitamente.

No fim das contas, ambas as opções — digital e digitalizada — existem no ambiente digital e até podem exibir o mesmo formato eletrônico, como PDF. No entanto, apenas o documento originalmente digital é autêntico, enquanto o digitalizado é uma cópia — o que nos leva ao próximo ponto.

Como o próprio nome diz, digitalizar é o processo de tornar digital um documento que antes era físico. A diferença entre escanear e digitalizar é que o segundo se trata não somente criar uma cópia, mas sim outro documento com mesmo valor do original.

A digitalização de documentos é um processo que visa promover a mudança do formato físico para o digital. Ou seja, os documentos serão levados do formato analógico, ou “tradicional”, para armazená-los em uma plataforma que permita sua gestão por meio da digitalização.

O CamScanner é uma excelente opção para digitalizar suas fotos. Esse aplicativo permite que você faça a digitalização de documentos e imagens através da câmera do seu smartphone ou tablet. É compatível com Android, iOS e Windows Phone. O CamScanner é bastante simples e intuitivo.

O CamScanner possibilita digitalizar vários tipos de arquivos, como livros, documentos pessoais e fotos. Para usá-lo, aperte no botão “Digitalização em HD Começar aqui” e permita o acesso do app à câmera. Então, posicione-a sobre a imagem e aperte no botão central para iniciar o processo.

PhotoScan

Com o PhotoScan, um app do Google Fotos, você pode digitalizar e salvar suas fotos impressas favoritas usando a câmera do smartphone. Não tire foto de uma foto. Crie digitalizações avançadas sem importar onde suas fotos estão. – Faça digitalizações sem reflexo com um fluxo de captura fácil em etapas.

Para compartilhar o arquivo do documento digitalizado, ainda no aplicativo do Google Drive, toque sobre os três pontos localizado ao lado do nome do documento, selecione a opção Enviar cópia e escolha onde deseja compartilhar. A pessoa receberá o arquivo em PDF.

No Acrobat, execute um dos procedimentos a seguir: (Windows) Selecione Arquivo > Criar > PDF do scanner > Digitalização personalizada. (Mac OS) Escolha Arquivo > Criar > PDF do scanner.

No Acrobat, execute um dos procedimentos a seguir:

  1. (Windows) Selecione Arquivo > Criar > PDF do scanner > Digitalização personalizada.
  2. (Mac OS) Escolha Arquivo > Criar > PDF do scanner.
  3. Selecione as opções na caixa de diálogo Digitalizar conforme necessário e clique em Digitalizar.

A digitalização de documentos é o processo de transformar documentos físicos em formato digital, armazenando-os em sistemas eletrônicos para facilitar sua recuperação, compartilhamento e utilização.