O que é uma festa profana?

Perguntado por: aagostinho6 . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.4 / 5 2 votos

A palavra “profano”, entre alguns significados de dicionários, é a música não sacra ou que tem relação com festas não religiosas. Também pode significar a ação que tira algo do sagrado. E curiosamente, em plena Semana Santa, o que é “profano” acontece.

Profano é tudo que transgride as regras sagradas. É o que se torna contrário ao respeito devido às coisas divinas. Gramaticalmente, profano é um adjetivo que qualifica o que é estranho à religião. Do latim “profanu”.

As festas sagradas têm um significado espiritual de natureza religiosa sendo celebrados por uma religião ou cultura específica. Os festivais profanos não são tipicamente religiosos por natureza, mas normalmente têm algum tipo de celebração ou comemoração mas também podem ser associados a certas crenças ou rituais.

É tido como profano por um ponto de vista religioso, uma vez que Carnaval é a festa que celebra a carne, ou seja, os prazeres terrenos. Sabemos que para algumas religiões o prazer da carne é considerado pecado.

São ocasiões em que se homenageiam santos, personalidades, fundadores ou mestres de diversas tradições religiosas, em datas específicas, transmitindo conhecimentos por meio das crenças e das manifestações culturais.

adjetivo Que não está de acordo com os preceitos religiosos. Que desrespeita a santidade de coisas sagradas.

Sagrado é todo aquele espaço, objeto, símbolo, que tem um significado especial para uma pessoa ou grupo. Profano é tudo que não é sagrado, toda a vida comum do dia a dia, os fatos e atos da rotina.

Uma festa sagrada pode se tornar profana quando sai da forma como a mesma foi planejada, e, uma festa profana se tornaria sagrada quando os valores observados sigam a direção daquilo que é considerado como santo.

Cada povo tem sua religião, tem muitas festas e celebrações! No Hinduísmo tem o DIWALI, a grande Festa das Luzes; os Budistas tem a Festa das Vestes Novas; os judeus tem a Festa da Peregrinação; os cristãos celebram o Natal. Estes são alguns exemplos dentre muitas festas que são celebradas em diversos lugares do mundo.

Festa da penha, em Vila Velha (ES)
Hoje é a terceira maior festa religiosa do Brasil, depois da de Nossa Senhora Aparecida (SP) e do Círio de Nazaré (PA). Na Romaria dos Homens, milhares de fiéis andam por 14 quilômetros até o Convento, que fica no alto de um morro com vista para o mar.

Os cristãos praticantes aproveitam a data para a realização de encontros ou retiros com o objetivo de edificação e estudos bíblicos dirigidos. Tudo isso faz do carnaval uma festa popular inserida na cultura popular brasileira.