O que é uma festa de arraial?

Perguntado por: usales . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 13 votos

ARRAIAL – E, claro, toda a festa junina e suas tradições compõem o arraial (ou “arraiá”), que é uma espécie de povoado, mas hoje também é o título dado para o local (e até mesmo para a festa) onde acontecem as celebrações típicas de junho.

Comidas feitas com amendoim e milho não podem faltar na Festa Junina. Há também outras delícias feitas nessa época e com nomes bastante inusitados, como o pé de moleque, maçã do amor, mané pelado, paçoquinha e a bebida conhecida como quentão, feita com pinga ou vinho, canela e gengibre.

1. Acampamento. 2. Festa popular ao ar livre, geralmente com música, comida e bebida (ex.: os arraiais começam no próximo mês).

Quando introduzida no Brasil, a festa era conhecida como festa joanina, em referência a São João, mas, ao longo dos anos, teve o nome alterado para festa junina, em referência ao mês no qual ocorre, junho.

Muitas quermesses oferecem quentão e vinho quente, sendo opções alcoólicas e que ajudam a esquentar no friozinho do mês de junho. Além disso, você também pode preparar outras tantas receitas deliciosas, como pipoca, maçã do amor, arroz doce, paçoca, pamonha, pinhão, milho-verde cozido e muito mais!

ARRAIAL – E, claro, toda a festa junina e suas tradições compõem o arraial (ou “arraiá”), que é uma espécie de povoado, mas hoje também é o título dado para o local (e até mesmo para a festa) onde acontecem as celebrações típicas de junho.

E para festas juninas é uma ótima pedida, combinando muito bem com camisa xadrez, blusas no estilo ciganinha em chita, com vários materiais e estampas. Para dar um toque caipira, a sugestão é incluir elementos como lenços no pescoço ou cabelo, botas, bolsas, chapéus e detalhes em couro.

O Arraial Cultural tem o objetivo de proporcionar ao público uma releitura de uma tradicional festa junina com suas atrações e brincadeiras, cuidadas de maneira teatral para reinventá-las e atualizá-las para os dias de hoje, dentro de um espaço urbano no centro da cidade.

A festa junina, uma das maiores tradições brasileiras, surgiu no período pré-gregoriano na Europa, como uma festa pagã que comemorava a fertilidade da terra e as boas colheitas. Essa festa sempre acontecia durante o solstício de verão, que acontecia no dia 24 de Junho.

Neste ano, o festejo será nos dias 21, 22, 23, 29 e 30 de julho e 5 e 6 de agosto, com entrada gratuita. O prefeito Fuad Noman destacou que a edição deste ano será histórica, mostrando a relevância cada vez maior que o Arraial de Belo Horizonte tem para o calendário de eventos da cidade.

A decoração de Festa Junina feita com bandeirolas e balões, a fogueira e os fogos de artifício são itens que caracterizam o ambiente da festa junina. Existem ainda algumas brincadeiras e práticas às quais os convidados são submetidos: pau-de-sebo, lavagem dos santos, correio elegante, casamento caipira e outros.

Como São João é conhecido como "anunciador", o nascimento do santo também é motivo de festejos litúrgicos pela igreja. "É justamente porque ele é o personagem que anuncia imediatamente Cristo na sagrada escritura. Ele é o precursor de Jesus, no nascimento, na missão e também na morte", diz Sobrinho.

1. Relativo ao mês de Junho . 2. Que se realiza no mês de Junho (ex.: festas juninas).