O que é uma fogueira?

Perguntado por: ocavalcante . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Uma fogueira é um conjunto de qualquer material que possa arder em chamas, seja individualmente, como a lenha, seja na composição de dois ou mais componente, como madeira e papel, por exemplo.

A fogueira simboliza a proteção dos maus espíritos, que atrapalhavam a prosperidade das plantações. A festa realizada em volta da fogueira é para agradecer pelas fartas colheitas. Além disso, como a festa é realizada num mês frio, serve para aquecer e unir as pessoas em seu redor.

Originalmente, a fogueira serve para aquecer o arraial, já que as festas juninas são realizadas ao ar livre e em noites frias no Hemisfério Sul. São feitas de pedaços de lenha e gravetos empilhados. Alguns participantes mais ousados saltavam sobre as fogueiras.

A fogueira de São João, um dos principais símbolos da festa junina, é acesa na noite do dia 23 de junho e preparada para queimar durante vários dias de festa. Na crença católica, a mãe de João Batista teria acendido uma fogueira no alto de uma montanha para avisar Maria sobre o nascimento de João.

Segundo a tradição católica, a fogueira tem sua origem em um trato feito pelas primas Isabel (mãe de São João Batista) e Maria (mãe de Jesus Cristo). Isabel teria mandado acender uma fogueira no topo de um monte para avisar sua prima Maria que seu filho havia nascido.

“O mesmo fogo que, temido como símbolo do inferno, para onde vão os pecadores, é o fogo que, nas festas juninas do passado, tinham um sentido ligado à purificação e a celebração e que, no presente, expressa a comemoração festiva e religiosa em homenagem a um dos santos mais festejados do calendário católico brasileiro” ...

Para os católicos, a fogueira é símbolo de um acordo entre as primas Maria e Isabel. Numa tarde, Santa Isabel foi à casa de Nossa Senhora (Maria) e aproveitou para contar-lhe que, em breve, iria nascer seu filho.

Conheça mais sobre os três tipos de fogueira

  • Desde a época de Cristo, o fogo já era tido como um dos maiores símbolos de poder e purificação. ...
  • Santo Antônio: fogueira com base quadrada.
  • São João: base redonda, quase cônica, em formato de pirâmide.
  • São Pedro: base triangular.

Para que haja fogo, é necessário calor, combustível e comburente.

A ligação entre o fogo e forças espirituais, como elemento de renovação, mutação, purificação, atração de sortilégios e afastamento de infortúnios, manifesta-se em múltiplas culturas. Mitos sobre como o fogo foi dominado também são frequentes.

A fogueira era um sinal de Santa Isabel, mãe de São João, para Maria, mãe de Jesus, para que Maria soubesse do nascimento do São João. A festa é realizada em volta das fogueiras desde antigamente para simbolizar a proteção contra maus espíritos e para agradecer a prosperidade das plantações e da farta colheita.

Mestra em física explica por que os pés não queimam
A pessoa não pode deixar entrar ar entre a brasa e o pé, porque existe uma fina camada de cinzas em cima do braseiro e isso serve como isolante térmico”, afirma. A velocidade também influencia.

A simbologia é própria das comemorações rurais que lhe deram origem. Origem. As festas juninas têm sua origem com os imigrantes portugueses que trouxeram a devoção à Santo Antônio, São João e São Pedro para o Brasil. O símbolo marca o início dos festejos juninos no Brasil é a fogueira.

No caso específico do Brasil, a prática do acendimento da fogueira na noite de 23 para 24 de junho foi trazida pelos jesuítas.