O que é um bom texto?

Perguntado por: epereira . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 9 votos

Um bom texto é sempre aquele que possui um conteúdo rico e relevante. No momento de sua pesquisa, priorize os aspectos principais e que você sabe que serão importantes. Você também pode anotar as informações principais para nortear sua escrita.

Para outros, texto bem escrito é o que não tem erros de grafia. Muitos outros acreditam que texto bom é o que tem palavras difíceis porque fica sofisticado e impressiona quem lê. E há quem aposte nos termos em inglês para dar a impressão de modernidade, de quem está conectado.

O bom texto é aquele que cumpre o propósito de quem o produz. Para isso, o que é preciso ser ensinado aos alunos? MIRTA Diversos aspectos colaboram para que sejam produzidos textos qualificados entre aceitáveis e bons. A turma toda deve ser incentivada a escrever de maneira habitual e frequente.

Para que um texto tenha qualidade, é preciso respeitar alguns componentes linguísticos que são: concisão –falar de forma objetiva, desprezando-se o supérfluo; correção –a linguagem sempre deve estar de acordo com as normas gramaticais, em qualquer modalidade textual; clareza –confere ao leitor coerência, tornando o ...

Um texto se divide em pelo menos duas unidades, por exemplo, capítulos ou parágrafos. Ele deve se dividir em pelo menos duas orações, que são partes extraíveis do texto. O texto sempre transmite alguma informação ao leitor ou ouvinte. Cada vez que se começa um novo enunciado, devemos transmitir algo novo para o leitor.

A clareza textual está relacionada à coerência e à coesão, dois recursos que não devem faltar em um bom texto. Ela diz respeito à maneira como as ideias são organizadas a fim de que o objetivo final seja alcançado: a compreensão textual.

Texto é uma forma de nos expressarmos, ou seja, de transmitir uma mensagem a alguém. Os textos podem ser verbais, quando utilizam palavras, e podem ser não-verbais, quando utilizam cores, texturas, gestos e sons em vez de palavras.

Revisão vai além da ortografia e foca os propósitos do texto. Produzir textos é um processo que envolve diferentes etapas: planejar, escrever, revisar e re-escrever.

Confira algumas opções:

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.
  • Coerência é pensar com lógica aquilo que você quer escrever.
  • Coesão é escrever com lógica. ...
  • Fique alerta: coesão e coerência são coisas diferentes, de modo que um texto coeso pode ser incoerente!
  • Informatividade é comunicar novas ideias ao seu leitor.
  • Concisão é comunicar o necessário com o mínimo de palavras.

Textualidade é a característica fundamental dos textos, orais ou escritos, que faz com que eles sejam percebidos como textos. Não é inerente a eles, pois uma mesma sequência linguística, falada ou escrita, pode ser considerada como texto legítimo por uns e parecer um absurdo, sem sentido, para outros.

Vejamos, separadamente:

  • Introdução. O que é introdução, senão o ato de introduzir? Então, vejamos: introduzir é fazer entrar, fixar-se. ...
  • Desenvolvimento. É o chamado “corpo do texto”, onde o tema escolhido é abordado e, como o próprio nome diz, desenvolvido. ...
  • Conclusão.

Os tipos de textos reúnem 5 tipos (narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo) sendo caracterizados por conterem um objetivo e uma estrutura geralmente fixa. Já os gêneros textuais são estruturas que surgem dos tipos de textos.

Uma boa introdução deve ser clara, objetiva e persuasiva, atraindo o interesse do leitor para o assunto que será abordado. Para criar uma introdução eficiente, é importante levar em consideração o público-alvo do texto, o objetivo do conteúdo e o tipo de texto que está sendo escrito.

Confira 7 dicas para escrever bem

  1. Leia mais. A leitura e a escrita não vivem sozinhas, uma sem a outra. ...
  2. Escreva sobre o que gosta. Na hora de praticar, escolher assuntos do seu interesse para escrever é uma das melhores dicas. ...
  3. Tire as dúvidas que surgirem. ...
  4. Faça um diário. ...
  5. Seja objetivo. ...
  6. Leia em voz alta. ...
  7. Peça feedbacks.

Além da linguagem direta, das frases curtas, dos parágrafos pequenos, da correção gramatical e da riqueza de vocabulário, evite pecar pelo abuso de efeitos para chamar atenção para determinados pontos do seu texto. Nada de misturar negrito, com itálico, com sublinhado, com LETRAS MAIÚSCULAS.