O que é um amor que não é recíproco?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.6 / 5 2 votos

Conceito de Amor Não Correspondido. O amor por alguém é geralmente gratificante desde que o sentimento seja mútuo. Quando a paixão por outra pessoa não é recíproca se trata de um amor não correspondido. Está associado a uma série de fortes emoções, tais como a frustração, a tristeza, a obsessão, a raiva e a impotência.

Contudo, quando o amor não é recíproco, ou seja, retribuído de igual modo, isso pode levar a uma relação sem sentido e até mesmo tóxica. Resposta (1 de 4): Se você gosta muito da pessoa mesmo, você pode conversar com ela e ver o que pode fazer para conquistá-la.

Independente da forma, o amor não correspondido é o amor que nutrimos por alguém que não sente o mesmo por nós. Segundo os especialistas, esse tipo de sentimento pode causar muita dor porque envolve nossos desejos mais profundos e nem sempre é fácil superá-lo.

Pra saber se é recíproco é preciso sentir satisfação. Não é preciso que vocês gostem das mesmas coisas, que queiram sempre tudo igual, que o outro tenha as mesmas reações e desejos que os seus. Mas você precisa sentir que seus esforços estão sendo compensados.

Só há um tipo de amor que dura, o não correspondido. Não há nada mais gratificante do que o afeto correspondido, nada mais perfeito do que a reciprocidade de gostos e a troca de atenções. Nada como um amor não correspondido para tirar todo o sabor do sanduíche de manteiga de amendoim.

O amor platônico, apesar de mais frequente na adolescência, pode acontecer em todas as idades. Ele recebe esse nome por ser citado primeiramente nos livros de Platão, se referindo a um tipo de amor que não se tem, que se sente falta, que está além do alcance.

É reciproco, intenso e envolvente, onde só se ganha e nada se perde. Amar é doar-se por completo pra alguém sem medo do que esse alguém possa fazer com você. Amar é aceitar o outro por completo sem tirar nem alterar nada. Amor é aquele tempo que a gente nem tem e mesmo assim doa.

Como parar de sofrer com amor

  1. Ame-se incondicionalmente. Um amor não correspondido mexe com a autoestima e autoconfiança de qualquer pessoa. ...
  2. Desligue-se da pessoa. ...
  3. Evolua. ...
  4. Mude o foco. ...
  5. Permita-se o novo. ...
  6. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

Ela listou alguns sinais que indicam que o amor acabou, como a falta de interesse em passar tempo juntos, falta de intimidade física, falta de comunicação e compartilhamento de ideias e pensamentos.

Existem dois tipos de paixão, a recíproca e a não recíproca. Quando há paixão recíproca, duas pessoas sentem uma atração mútua e decidem se unir em uma relação e expressar seus sentimentos. Já na paixão não recíproca, uma das pessoas não sente a mesma coisa, ou os dois são impedidos de estar juntos.

Os psicólogos afirmam: a reciprocidade não é apenas importante no relacionamento. Ela é um princípio valioso para a vida. A reciprocidade e a cooperação são valiosas para a nossa vida pois todos temos pontos fortes e fracos. E é importante trabalhar junto com outras pessoas para atingirmos felicidade e bem-estar.

O ato de ficar atraído por alguém pode surgir por vários fatores, sejam eles sexuais, físicos, emocionais, etc. Esses sentimentos podem ser recíprocos, o que chama-se "atração mútua", ou seja, quando é partilhada por ambas as partes envolvidas.