Como saber se a minha amizade é recíproca?

Perguntado por: ibittencourt . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.7 / 5 12 votos

Um bom amigo sempre pergunta como você está e inicia a conversa falando da outra pessoa. Uma amizade saudável envolve reciprocidade, o que significa que ambos conversam sobre o que tem acontecido com cada um e recebem o apoio do outro.

É recíproca
Quando estabelecemos vínculos emocionais com as pessoas, é importante termos equilíbrio na hora de dar e na hora de receber, ou termos pelo menos proporções semelhantes. Se isso não acontece, são estabelecidas relações desequilibradas nas quais um parece ter poder sobre o outro.

A expressão "a recíproca é verdadeira" é utilizada quando uma pessoa quer demonstrar que sente o mesmo em relação à outra. Por exemplo, quando um amigo diz a uma amiga "a nossa amizade é muito importante para mim", e a amiga pensa o mesmo e quer retribuir as palavras, ela diz "a recíproca é verdadeira".

Sem reciprocidade, não há amizade verdadeira e honesta. A amizade verdadeira é construída na base do respeito, do cuidado e da reciprocidade. Reciprocidade na amizade é um sinal de maturidade emocional e de respeito pelos sentimentos do outro. Quando há reciprocidade na amizade, não há espaço para ressentimento.

7 características de um bom amigo

  • Eles desafiam seu pensamento negativo. ...
  • Eles valorizam a honestidade. ...
  • Eles comemoram seus sucessos. ...
  • Eles valorizam os limites. ...
  • Eles calam as fofocas. ...
  • Eles são pacificadores. ...
  • Eles aceitam que você não é perfeito – e sabem que eles também não são.

Explique que você percebeu como tem estado distante ultimamente, e que gostaria de encontrá-lo para um bate-papo. É importante mencionar que seu amigo pode recusar seu convite. Se assim for, deixe-o sozinho. Por outro lado, se ele decidir se encontrar com você, ouça com empatia para entender o que está acontecendo.

Relacionamento sem reciprocidade é quando seu parceiro não vibra por você. A pessoa que você ama não se alegra com suas conquistas, te inferioriza, e não quer evoluir com você. Não há elogios sinceros, críticas construtivas e vontade de estar em sua companhia.

Aristóteles distingue três tipos de amizade: as baseadas na utilidade, no prazer e no caráter.

Ser recíproco é devolver à outra pessoa, na mesma medida, aquilo que ela proporcionou a você. Isso vale tanto para coisas mais simples, como pequenos favores do dia a dia, quanto para situações mais específicas, como empréstimos e troca de presentes.

Amizade verdadeira é aquela que existe entre pessoas, entre pessoas e animais, onde um pode confiar no outro acima de qualquer coisa. Amizade verdadeira é aquela que ambas as partes preocupam-se e zelam pela outra pessoa, independente da situação, do momento.

substantivo feminino Condição do que é mútuo, do que se realiza ao mesmo tempo que outra coisa; reciprocidade: ele a ama, mas a recíproca nunca foi verdadeira.

Há apenas alguém que gosta de você, mas não do jeito que você gostaria e as desculpas que inventa pra culpar essa pessoa por isso. Isso porque o que chamamos de friendzone é uma tentativa de racionalizar de forma elaborada um processo natural e puramente emocional.

Talvez a pessoa já saiba dos seus interesses e apenas finja que não sabe para não ter que ser grosseira. Você é legal, bacana, faz o papel de namorado(a), mas isso não influencia na atração que o outro sente. Se não rolar o mínimo de atração – e aqui entra o teste do álcool – você está automaticamente na friendzone.

Abaixo estão quatro “amigos” que você deve manter longe do ciclo mais íntimo de amizade:

  • AMIGOS QUE DEVEMOS EVITAR.
  • O amigo que fala mal de outros. Claro que ninguém é perfeito. ...
  • O amigo que faz exigências demasiadas. ...
  • O amigo que te leva para longe de Deus. ...
  • O amigo indiferente.

A amizade é uma construção, por isso, existem três fases para sua formação:

  • Primeira fase: Iniciação;
  • Segunda fase: Manutenção;
  • Em alguns casos, há uma terceira fase: Dissolução.