O que é TPMS?

Perguntado por: efreitas . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 17 votos

Traduzido do inglês--Um sistema de monitoramento da pressão dos pneus monitora a pressão do ar dentro dos pneus pneumáticos dos veículos. Um TPMS informa ao motorista informações sobre a pressão dos pneus em tempo real, usando um medidor, uma exibição de pictograma ou uma simples luz de advertência de baixa pressão.

O que é o TPMS? TPMS significa “Tyre Pressure Monitoring System” (sistema de vigilância da pressão dos pneus). É um sistema eletrónico embutido utilizado para monitorizar a pressão dos pneus do seu veículo.

TPMS \(sensor de pressão do pneu\) | Honda Automóveis.

Funcionamento do TPMS
O sensor por radiofrequência acende a luz do TPMS quando encontra algum problema em um dos pneus. Geralmente a luz liga junto ao veículo, porém se apaga logo em seguida ao ver que os pneus estão na pressão correta. Se a luz continuar acesa significa que a pressão de um dos pneus está comprometida.

TPMS: monitoramento direto
Esse equipamento é capaz de medir com precisão a pressão de enchimento e, em alguns modelos, também a temperatura do pneu. Essas informações são transmitidas a um módulo de controle e exibidas no quadro de instrumentos do carro.

Desde 2007, todos os carros novos vendidos no Brasil precisam ter o TPMS (sistema de monitoramento da pressão dos pneus) instalado. Esse sistema é importante para a segurança do veículo e do motorista, pois ajuda a manter os pneus em boas condições.

um sistema chamado TPMS, trata-se de um sensor que. mede a pressão e fica localizado na parte interna das. rodas, fazendo parte da válvula de calibragem ou.

Esse sensor monitora a pressão dos pneus. Ele avisa ao motorista que um deles está baixo ou furou. A luz que se acende no painel tem o formato de um pneu e tem um ponto de exclamação, pode vir acompanhada de um aviso por escrito no painel de instrumentos.

aparecem em uma das telas do computador de. bordo. as rodas possui um sensor que passa essa informação para a central e. passa a ser medida depois do veículo entrar em movimento.

O modo mais simples de calibrar um sensor de temperatura é verificar como o dispositivo lê a temperatura de duas constantes físicas: o ponto de fusão do gelo e o ponto de ebulição da água (embora o último deva ser corrigido para pressão atmosférica).

Para ajustar, utilize um alicate e calmamente ajuste a direção dos sensores, tomando cuidado para não forçar demasiadamente. Não realize este procedimento diversas vezes pois enfraquecerá o metal dos componentes e o partirá.