O que é tolerância a estresse?

Perguntado por: vgouveia . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

A tolerância ao estresse é um dos componentes da resiliência emocional, que é o que nos permite manter um equilíbrio diante de contextos adversos ou situações de risco. Para isso, é preciso lidar com sentimentos como raiva, ansiedade e medo, por exemplo, sem que isso abale a confiança.

Como trabalhar a tolerância ao estresse?

  1. 1 – Dê atenção aos seus sentimentos. ...
  2. 2 – Foco na saúde física e mental. ...
  3. 3 – Tenha um espaço para extravasar pensamentos. ...
  4. 4 – Trabalhe a empatia.

Uma pessoa que tem baixa tolerância a frustrações, por exemplo, sentirá o estresse com mais frequência. Da mesma forma, quem sofre de ansiedade tende a dimensionar a situação estressora em um grau muito maior; uma pessoa mais tranquila, que consegue relaxar mais facilmente.

É a habilidade de superar desafios, resistir à pressão e lidar com as dificuldades de forma positiva e construtiva, sem se deixar abalar ou desistir diante dos obstáculos.

Indivíduos com baixa tolerância à frustração podem desistir de tarefas difíceis imediatamente. O simples pensamento de ter que esperar na fila ou trabalhar em uma tarefa que eles não entendem pode parecer intolerável.

Uma das maneiras mais eficazes de desenvolver a tolerância é exercitar a capacidade de lidar com o diferente. É ideal deixar o lugar de dono da verdade e analisar como os outros lidam com determinados fatos de acordo com seus valores, crenças, razões e motivações. A partir disso, trabalhamos os próprios preconceitos.

Tolerância à frustração é a capacidade de não perder o controle mesmo nos momentos em que as coisas fogem do planejado. Ou seja, é saber reconhecer suas emoções, aceitá-las e controlá-las.

Sua prática significa utilizar palavras e atitudes positivas, tentar se expressar com honestidade, sem agredir o outro, por meio de uma escuta empática, de respeito e tolerância.

Nesse caso, o indivíduo já está na fase mais negativa do estresse: a de exaustão. Esse é o momento em que, em geral, há patologia envolvida. Ocorre desequilíbrio interior de forma drástica.

6 Dicas de como lidar com a frustração

  1. Desenvolva sua inteligência emocional. ...
  2. Seja resiliente. ...
  3. Analise a situação como um todo. ...
  4. Alinhe suas expectativas. ...
  5. Foque em suas vitórias. ...
  6. Conte com uma ajuda profissional para lidar com a frustração.

Tipos de resiliência
A resiliência é a habilidade de enfrentar e superar obstáculos na vida. Ela pode ser classificada em três tipos: emocional, acadêmica e social.