O que é tgo?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.2 / 5 5 votos

A transaminase glutâmico oxalacética, também chamada de aspartato aminotransferase e antigamente chamada de transaminase glutâmico-oxalacética do soro, é uma enzima transaminase que catalisa a conversão da porção nitrogenada de um aminoácido para um resíduo de aminoácido.

É um exame laboratorial utilizado para verificar a função do fígado. Este exame avalia os níveis de TGO no sangue. É uma enzima que é produzida principalmente por células do fígado, mas também por células coração, músculos esqueléticos, rins, pâncreas e as hemácias.

Resultados maiores que 55 U/L são considerados altos e precisam de acompanhamento médico, pois podem indicar doenças no fígado.

O que significa ter TGO e TGP altos? Taxas de TGO e TGP altas nos exames de sangue podem indicar lesões no fígado, que ocorrem por diversos fatores, como: infecções, tumores, traumas, medicamentos, entre outros.

No geral, um TGO alto pode indicar problemas no fígado, enquanto um TGP alto pode indicar problemas no coração. É importante lembrar que esses valores podem variar de pessoa para pessoa e também de acordo com outros fatores, como a idade e o sexo.

Quais os sintomas?

  • Perda de apetite;
  • Fraqueza;
  • Náuseas e vômito;
  • Urina Escura;
  • Fezes claras;
  • Icterícia.

A orientação dos nutricionistas é diminuir a ingestão de carboidrato, principalmente na forma de carboidrato simples, como o açúcar, os doces. É indicado também reduzir a ingestão de gordura, e reforçar a ingestão do cálcio encontrado no leite e derivados.

Valores de referência
O TGO e TGP são medidos na parte líquida do sangue, o soro. Dependendo da metodologia utilizada para realizar o preventivo, os valores de referência são: TGO: entre 5 e 40 unidades por litro de soro. TGP: entre 7 e 56 unidades por litro de soro.

Primeiramente, saiba que TGO e TGP baixo não representam problema nenhum. Pode ser desde uma infecção de urina até o uso excessivo de álcool.

O exame de sangue indicado nestes casos é o hepatograma, no qual avalia o funcionamento do fígado e das vias biliares, verificando a dosagem de AST (aspartato aminotransferase) e ALT (alanina aminotransferase), também conhecidas por TGO e TGP, em pacientes com suspeita de doença hepática.