O que é território?

Perguntado por: bgarcia . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 12 votos

A palavra território refere-se a uma área delimitada sob a posse de um animal, de uma pessoa, de uma organização ou de uma instituição. O termo é empregado na política, na biologia e na psicologia. Refere-se a uma área delimitada sob posse de algo ou alguém

O território é uma das cinco categorias da Geografia. Esse conceito define um espaço estabelecido por relações de poder e delimitado por fronteiras. O conceito de território envolve a delimitação de um espaço de relações de poder.

A definição mais aceita sobre território, entre os geógrafos, é o espaço geográfico apropriado por relações de poder, ou seja, quando uma pessoa ou uma organização exerce um domínio ou um poder sobre uma determinada área, ela passa a ser o seu território.

O território de um país é a base física sobre a qual um Estado exerce sua soberania. O território é delimitado por limites políticos, que podem ser naturais, como um rio, uma cordilheira etc., ou artificiais, estabelecidos com base em outros elementos.

A concepção mais comum de território (na ciência geográfica) é a de uma divisão administrativa. Através de relações de poder, são criadas fronteiras entre países, regiões, estados, municípios, bairros e até mesmo áreas de influência de um determinado grupo.

O território tem duas funções: uma negativa, limitando entre fronteiras, a competência da autoridade política, e outra positiva, fornecendo ao Estado base de recursos materiais para ação.

Conhecer o território vivo (o território concreto no qual a vida transcorre) contribui para entender como as pessoas adoecem e como podem ter saúde (processo saúde-doença) e para identificar formas de organizar ações e serviços no enfrentamento aos problemas e às necessidades da população.

Território pode ser uma área delimitada sob uma posse, seja de um animal, uma pessoa ou de um grupo, de uma organização ou de uma instituição. O termo pode ser também utilizado na política, na biologia e na psicologia.

O território está empreendido em determinadas relações de poder sobre um espaço e envolve delimitações, como as fronteiras. A região é uma classificação do espaço por meio de características comuns que facilitam a administração regional.

De maneira simples, a definição de território mais aceita por geógrafos e por profissionais do direito internacional é: “área geográfica sujeita à soberania, controle ou jurisdição de um Estado ou entidade”.

O território brasileiro possui como característica principal a sua grande extensão, o que o faz ser considerado como um país de dimensões continentais, ou seja, apresenta uma área equivalente à de um continente, detendo 8.514.876 km² de extensão.

O Brasil é uma República Federativa organizada política e administrativamente em estados, municípios e distritos. Para administrar o país, existe uma divisão em governos: federal, estadual e municipal. Os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, compõem a República Federativa do Brasil.

Um dos primeiros registros sobre o aparecimento do conceito de território deve-se ao geógrafo alemão Friedrich Ratzel, durante o processo da unificação Alemã em 1871 e da institucionalização da Geografia enquanto Ciência em várias universidades da Europa no mesmo período.

Então, para existir território, os elementos básicos seriam: espaço, ator e poder.

Territorialidade: “designa a qualidade que o território ganha de acordo com sua utilização ou apreensão pelo ser humano” (SPOSITO, 2009, p.

Resposta: Estados, capitais e regiões.