O que é teoria da personalidade psicologia?

Perguntado por: apires . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 7 votos

A teoria da personalidade tem por objetivo organizar o conhecimento a respeito da personalidade de tal maneira que a grande quantidade de informação gerada pela pesquisa científica seja organizada de maneira sistemática e coerente e novas hipóteses possam ser geradas para uma futura comprovação.

Teoria da personalidade segundo Freud
A personalidade é desenvolvida no indivíduo quando criança, tendo como motivadores primários os impulsos sexuais e agressivos. A fim de explicar a sua teoria, Freud subdividiu a estrutura da personalidade em três sistemas: o id, o ego (eu) e o superego (eu superior).

Feist, Tomi-Ann Roberts, divide as Teorias da Personalidade em algumas ramificações: Teorias Psicodinâmicas. Teorias Humanistas Existenciais. Teorias Disposicionais.

O objetivo das teorias da personalidade é o explicar, de uma perspetiva científica, o porquê das pessoas se comportarem como se comportam. Existem várias respostas alternativas à definição de personalidade.

De acordo com a Associação Americana de Psicologia (APA), o termo personalidade se refere a diferenças individuais em padrões característicos de pensar, sentir e agir. É um conceito relacionado à individualidade e identidade de uma pessoa, sendo relevante tanto a nível pessoal quanto social.

Sigmund desenvolveu a respeito da personalidade foi variando conforme seu desenvolvimento teórico avançou. Freud dizia, em linhas gerais, que a personalidade humana é o produto da luta entre nossos impulsos destrutivos e a busca pelo prazer, sem deixar de lado os limites sociais como as entidades reguladoras.

Con tudo, vale ressaltar que existem três teorias sobre a condição da personalidade do nascituro que são: natalista, da personalidade condicional e concepcionalista.

A teoria psicanalítica, inaugurada por Sigmund Freud no final do século XIX, foi a pioneira em estudos sobre a personalidade, vislumbrando a per- sonalidade conforme os processos inconscientes constitutivos de todos os seres humanos e segundo seus estágios de amadurecimento.

Na Psicologia, o estudo da personalidade começou a ser expressivamente estruturado na década de 1930, por meio das proposições de Gordon Allport, sendo que seu livro Personality: a psychological interpretation (Allport, 1937) oficializou o marco inicial do estudo da personalidade na ciência psicológica.

Essa classificação é baseada na teoria dos quatro temperamentos, que remonta à Grécia Antiga e foi desenvolvida por Hipócrates, considerado o pai da medicina. Segundo essa teoria, os temperamentos são divididos em quatro categorias principais: colérico, sanguíneo, melancólico e fleumático.

Conforme Bergamini (2005), a personalidade tem como função descrever e determinar as características extrínsecas e intrínsecas dos indivíduos, ou melhor, aquilo que cada um é. Aquilo que cada um mostra ser.

A personalidade pode ser classificada pelas atitudes, pela auto-estima, como o juízo que a pessoa faz de si mesma, o bem estar, que representa também um traço da personalidade, e que tem a ver com a parte subjetiva da saúde mental. Veja também: Qualidades de uma pessoa e caráter de uma pessoa.

A personalidade se desenvolve de acordo com os padrões de pensamento, sentimentos e comportamentos que a pessoa tem durante a vida. Quanto mais esses padrões são alimentados, mais a personalidade se estabelece! Toda personalidade é única e individual, isso não é nenhum segredo.