O que é talassofobia?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 17 votos

A talassofobia é o medo do mar. Como qualquer outra fobia, é um transtorno de ansiedade, e difere da aquafobia, que é o medo da própria água. A talassofobia pode se concentrar em corpos d'água que parecem vastos, escuros, profundos e perigosos.

Tamanho rechaço tem nome. Estamos falando da talassofobia: uma fobia específica de medo do mar e do oceano. Quem explica melhor o transtorno é a psicóloga Maitê Hammoud.

Megalofobia é o medo de objetos grandes
É interessante que o medo possa ser comum entre muitas pessoas, mas seja sentido e experimentado de maneira diferente. Por exemplo, alguém pode ter medo de animais grandes como elefantes e baleias, enquanto outros podem ter medo de objetos feitos pelo homem isolado.

O que é a apeirofobia? A apeirofobia é o medo excessivo e irracional de quando nos deparamos com o conceito de infinito e da eternidade. Esse medo causa um grande mal-estar e pode se manifestar a qualquer hora e momento do dia ou da noite.

Escopofobia é o medo de ser olhado ou encarado por outras pessoas. Relacionada ao transtorno de ansiedade social, essa condição está ligada à alta ansiedade, autoconsciência e evitação social.

Não existem muitas pesquisas disponíveis sobre o tratamento da talassofobia. Porém, presume-se que as pessoas experimentariam resultados de tratamento semelhantes aos de outras fobias.

thrihexafobia

Também conhecida como thrihexafobia, o medo extremo envolve o número 666. Tudo que esteja relacionado a esse número, direta ou indiretamente, causa uma apreensão difícil de controlar.

O que é hidrofobia? A hidrofobia ou aquafobia é um transtorno psicológico em que a pessoa tem um medo irracional e exagerado de água. A pessoa com essa fobia evita lugares como piscinas, rios, lagos, mares e cachoeiras por medo de se afogar, mesmo quando a água não apresenta perigo.

Indivíduos com medo de agulha sentem um mal-estar que vai muito além da própria picada ao tomar uma injeção, tirar sangue e fazer exames. O medo ou pavor e a vontade de se preservar do momento faz com que a pessoa se sinta sufocada.” Trata-se, então, de um medo inconsciente.

A psicóloga especialista em terapia cognitivo-comportamental Renata Borja destaca que as causas da malaxofobia têm relação com a interação entre dois fatores: vulnerabilidade e estresse.

nome feminino. Medo causado pela possibilidade de falhar ou de ser imperfeito.

A palavra vem de outras palavras em grego, em que állis significa diferente, dóxis, a crença, e fobia, o medo patológico. Assim, Alodoxafobia é o medo patológico de uma crença diferente, portanto, o medo compulsivo da opinião alheia.