O que é stalkear?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 10 votos

Stalking é um termo em inglês que designa uma forma de violência na qual o sujeito ou sujeitos ativos invadem repetidamente a esfera de privacidade da vítima, empregando táticas de perseguição e meios ...

Portanto, stalkear significa perseguir uma pessoa, presencialmente ou no mundo digital, sem o seu consentimento e de forma a constrangê-la e pressioná-la psicologicamente. Isso pode ser feito por desconhecidos, mas também por pessoas próximas.

Stalkear é um termo derivado da palavra em inglês stalker, que quer dizer perseguidor. O ato significa perseguir alguém, nesse caso, na internet. O stalker acompanha todos os passos de algum usuário nas redes sociais – bem como suas fotos, comentários e até mesmo dos amigos e familiares da pessoa stalkeada.

É normal que isso aconteça, mas é preciso evitar que se torne um hábito”, alerta a especialista. “Dá para considerar saudável aquela olhada por curiosidade, que acontece de forma esporádica. O que não é comum é fazer dessa ação um comportamento diário, no qual a pessoa vive em função dessas perseguições”, ressalta.

Stalkear amigos nas redes sociais é um hábito comum para os usuários mais fervorosos, quem nunca ficou minutos do dia no perfil daquela amiga que está viajando ec compartilhando tudo ou de uma conhecida que está curtindo uma festa? Bem, uma atitude que parece inofensiva, pode ser prejudicial, aponta novo estudo.

Insta Stalker é um site que permite saber quem visitou seu Instagram e também viu suas publicações. Ele exige apenas que você coloque o nome do perfil ou URL da mídia e depois apresenta uma lista com os usuários que mais te visitaram no último mês.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou a lei que tipifica o crime de perseguição, prática também conhecida como stalking (Lei 14.132, de 2021).

Fique alerta: stalkear pode lhe trazer malefícios
Deixar de lado seus compromissos e tarefas importantes: abrir mão de suas próprias atividades a fim de imitar ações do outro com base no que você encontrou nas redes sociais ou em páginas de buscas pode ser danoso.

Stalkear é uma gíria em português criada na internet, baseada na palavra inglesa stalker, que significa “perseguidor”. Assim, stalkear significa "espionar" ou "perseguir" as atividades de determinada pessoa nas redes sociais.

Se você estiver sendo vítima de stalking, denuncie o agressor à polícia. Você pode fazer isso online, através do site da Polícia Civil (PC), ou na delegacia mais próxima de sua casa.

Essas ações são respostas à perda e ao luto de não ter mais aquele relacionamento. Mas, não se engane: esse hábito pode trazer efeitos muito negativos na sua vida. Enquanto você insistir em perseguir o ex nas redes sociais, em busca de qualquer novidade em sua vida, seu psicológico não conseguirá seguir em frente.

O stalker, na maioria dos casos, é alguém ligado à vida íntima da vítima, tendo acesso a diversas informações sobre a rotina e segredos da mesma, e que tende a atacá-la com essa prática como forma de retaliação ou vingança.

O mencionado artigo considera como conduta ilícita o ato de seguir ou acompanhar uma pessoa, de maneira reiterada ou constante, com ameaças à sua integridade física ou psicológica, causando constrangimentos e intimidações que resultem em restrição ou perturbação de sua liberdade ou privacidade.

A ciência contraindica stalkear o ex…
Uma pesquisa apontou que manter o controle sobre a atividade de redes sociais de um ex-parceiro pode aumentar a angústia associada ao rompimento e aumentar a dificuldade em superá-lo.

A maneira mais simples e direta de descobrir se uma conta está sendo stalkeada para ser usar um aplicativo específico para ver quem visitou seu perfil. Eles não apenas mostram quem seguiu, deixou de seguir ou bloqueou uma conta, como também alegam ser capazes de mostrar quem a visualiza.