O que é solitude?

Perguntado por: vaparicio . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.4 / 5 16 votos

Solitude é um termo poético que se refere à solidão, ou seja, ao estado de privacidade. Pode representar o isolamento e a reclusão, voluntários ou impostos, porém não diretamente associados ao sofrimento. Em inglês, é feita uma distinção entre os termos solitude e loneliness.

Originária do latim, solitude pode ser descrita como “a glória em estar sozinho”. Isso implica em querer estar, em aproveitar esses momentos únicos consigo mesma. Solitude é, basicamente, escolher ser sozinho e ser feliz com essa escolha. É algo feito de forma deliberada, consentida e positiva.

Agora você já compreende que a solidão é o ato de estar sozinho sem escolha, enquanto a solitude significa estar sozinho por vontade própria. Que a solidão passe longe de você, mas que você saiba abraçar os momentos de solitude com criatividade!

Solidão: 2 isolamento, solidão, exílio, incomunicação, retiro, retraimento, insulação, retiramento.

Como praticar a solitude
Apesar de possível, não é necessário, por exemplo, fazer uma viajar sozinho, segundo a psicóloga Ananda, a solitude pode aparecer em pequenas situações do dia a dia, como: “Uma leitura, uma meditação, ou qualquer outro momento destinado a permanecer sozinho, com o intuito de olhar para si.

João 16:33: “Tenho-vos dito essas coisas para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflição, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. Se há alguém que compreende a solidão, essa pessoa é Jesus Cristo. Ele realizou Sua Expiação para que nós verdadeiramente nunca tenhamos que nos sentir sozinhos.

Solitude é um isolamento voluntário. Essa expressão foi muito usada pelo pensador Paul Tillich, que associou o termo à glória e felicidade de estar sozinho. Na solitude, conseguimos entrar em contato com nosso mundo interno, colocar os pensamentos em ordem e observar o significado das nossas emoções.

Passamos grande parte do nosso dia em companhia de outras pessoas, seja para trabalhar, estudar e até mesmo para se divertir, por tanto deve ser normal estar entre pessoas. Querer ficar sozinho de vez em quando é muito normal e até mesmo saudável, mas nunca devemos nos esquecer da importância de se viver em sociedade.

  1. Não se isole de tudo e de todos. Se está mais triste, mais ansioso ou mais angustiado e só tem vontade de ficar sozinho, não o faça. ...
  2. Torne-se útil. ...
  3. Sinta-se bem consigo próprio. ...
  4. Tenha hábitos saudáveis. ...
  5. Obrigue-se a fazer atividades sociais. ...
  6. Pratique atividades em grupo. ...
  7. Procure velhos amigos e hábitos. ...
  8. Viva o presente.

Ficar sozinho, apreciar e escolher o silêncio, admirar a si mesmo e conhecer o seu interior são algumas das ações mais indicadas para te ajudar a praticar a solitude.

Significado de Solicitude
Demonstração de interesse, de atenção, ao cumprir da melhor forma possível um pedido ou uma solicitação; diligência. Esmero ou zelo ao dar qualquer tipo de ajuda ou assistência. Etimologia (origem da palavra solicitude). Do latim sollocitudo.

Solitário é alguém que prefere ficar sozinho.
Por outro lado, se você é um solitário porque, digamos, um cônjuge tenha falecido, isso pode ser mais difícil, embora algumas pessoas pensem que ao se tornarem viúvas, continuar sozinho seja a única alternativa.

A solitude tem a ver com o equilíbrio entre estar sozinho e estar na presença de outras pessoas. Uma pessoa em estado de solitude desfruta de seus momentos de isolamento, mas sabe que possui relações significativas e que pode contar com a companhia de outras pessoas.

Dessa forma, percebe o que realmente quer ao identificar seus sentimentos.

  1. Aumenta o autoconhecimento. unsplash. ...
  2. Aumenta a produtividade. ...
  3. Amplia a criatividade. ...
  4. Melhora os relacionamentos. ...
  5. Aumenta a empatia. ...
  6. Contribui com a resolução de problemas. ...
  7. Relaxa.

Ter momentos de solitude contribui para amenizar as influências que esses estímulos têm em nossa forma de pensar. Poder ficar a sós permite o entendimento do que realmente pensamos sobre o que acontece em nossas vidas.