O que é sindrome de burnout?
Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um disturbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho.
Quais são as causas da Síndrome de Burnout
Uma das principais causas da Síndrome de Burnout é o estresse crônico. Quando estamos constantemente expostos a situações estafantes, é muito mais provável que, em pouco tempo, nos sintamos extremamente cansados.
O que fazer para ajudar uma pessoa com Burnout
Além de procurar um especialista, é possível minimizar os sintomas do burn-out por meio de técnicas de relaxamento. A técnica mindfulness de meditação, por exemplo, ajuda a enfrentar as situações com mais paciência e sem julgamentos. Fazer atividades relaxantes, como yoga, também é um complemento ao tratamento médico.
Qual a diferença que existe entre o estresse e A Síndrome de Burnout
Burnout: é uma síndrome resultante de estresse crônico e necessariamente tem origem no ambiente de trabalho; Depressão: é uma doença psiquiátrica crônica, que afeta pessoas de todas as idades; Estresse: é uma reação fisiológica automática do corpo a circunstâncias que exigem ajustes comportamentais.
Quais as manifestações físicas da Síndrome de Burnout
Além disso, dor de cabeça, enxaqueca, cansaço, sudorese, palpitação, pressão alta, dores musculares, insônia, crises de asma e distúrbios gastrintestinais também são manifestações físicas que podem estar associadas à síndrome.
Qual médico identifica o Burnout
Diagnóstico. O diagnóstico da Síndrome de Burnout é feita por profissional especialista após análise clínica do paciente. O psiquiatra e o psicológo são os profissionais de saúde indicados para identificar o problema e orientar a melhor forma do tratamento, conforme cada caso.
Qual médico pode afastar por Burnout
Qualquer médico (independentemente da especialidade) pode atestar a Síndrome de Burnout proposta pela CID-11 (WHO, 2018), por exemplo: o psiquiatra, o médico do trabalho, o médico especialista em medicina legal e perícias médicas, o médico sem especialidade registrada no CRM (o chamado “médico generalista”) etc.
Como conseguir afastamento por Síndrome de Burnout
Desde que comprovado o diagnóstico, o trabalhador deve apresentar na empresa um atestado médico que lhe garante, no mínimo, 15 dias de afastamento do trabalho.
Quais são as consequências da Síndrome de Burnout
Em relação aos principais sinais e sintomas, foram encontrados dor em membros superiores e inferiores, fadiga crônica, cefaleia e contratura muscular. As principais consequências da Síndrome de Burnout encontradas, foram exaustão emocional, estresse, esgotamento profissional e deficiência do sono.
Estou sofrendo de Burnout
A resposta é que o distúrbio se manifesta quando a relação com o trabalho acaba se transformando em estresse, ansiedade e nervosismo intensos. A pessoa acaba sendo levada ao seu limite, físico e/ou emocional, sentindo-se extremamente cansada, desmotivada e esgotada.