O que é ser queer?

Perguntado por: dflores . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 10 votos

Queer é uma palavra em inglês que significa “estranho”. O termo é usado para representar as pessoas que não se identificam com padrões impostos pela sociedade e transitam entre os gêneros, sem concordar com tais rótulos, ou que não saibam definir seu gênero/orientação sexual.

Transgênero e não binário são termos usados para se referir à identidade de gênero. Por outro lado, queer descreve identidades sexuais e de gênero que não são heterossexuais e cisgênero. Assim, pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transexuais podem se identificar com a palavra queer.

O conceito tem origem em espaços arromânticos e assexuais na comunidade LGBTQIAPN+, mesmo que qualquer um possa estar nesse tipo de relação. O conceito de RQP postula a existência de uma classe especial da atração platônica, distinta do romance, que fornece uma base apropriada para este tipo de relação íntima-formal.

Mais comum no movimento fora do Brasil, o termo "queer", traduzido como "estranho", é uma forma de reconhecer as pessoas que não se encaixam no que impõe a estrutura heterossexual, que valida como "norma" se sentir atraído somente pelo gênero oposto.

O termo se refere às pessoas em que a orientação sexual e a atração emocional não se encaixam nos padrões da heteronormatividade. Em junho de 2022, por exemplo, ela disse que sente muito orgulho de ser uma mulher queer.

Priscilla Bertucci, que adota os pronomes "ele/dele" e "ile/dile" é um dos principais nomes do ativismo queer no Brasil e fundador do SsexBbox, um projeto que busca visibilizar o debate das questões de gênero.

Ambientes hétero-cis-normativos são aqueles onde as normas, as expectativas em relação às pessoas, giram em torno de comportamentos heterossexuais (que as pessoas tenham relacionamentos afetivos e sexuais com alguém do sexo oposto) e cis (ou seja, que a identidade de gênero das pessoas coincida com o sexo biológico de ...

QUEER são pessoas que não se identificam com os padrões de heteronormatividade impostos pela sociedade e transitam entre os “gêneros”, sem necessariamente concordar com tais rótulos. INTERSEXUAIS são pessoas que possuem variações biológicas não binárias.

De origem inglesa, a palavra queer surgiu em 1500, inicialmente com sentido pejorativo e significava algo estranho, peculiar ou esquisito. O termo era usado para se referir às pessoas que não eram aceitas e que viviam à margem da sociedade, como prostitutas e desempregados, por exemplo.

Bandeira queer
A bandeira que representa a comunidade queer tem a cor lilás como símbolo da androgenia, o branco representando a identidade agênero e o verde, pessoas não binárias. Pessoas que se identificam como queer são aquelas que não se identificam com os padrões de gênero.

Em resumo, uma pessoa cis é aquela que nasceu com sexo biológico feminino e se identifica como mulher. Ou que nasceu com o sexo biológico masculino e se identifica como homem. "Cis" vem do latim que significa "do mesmo lado". Ou seja, que nasceu e permaneceu com o mesmo gênero que lhe foi designado.