O que é ser diferente na psicologia?

Perguntado por: ifurtado . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.2 / 5 11 votos

Ser diferente permite que você aprecie mais a diversidade e se adapte a ela. Isso o torna mais flexível e aberto. A defesa das próprias ideias, mesmo que diferentes das demais, permite que você cresça e se desenvolva sendo fiel aos seus princípios e com uma autoestima e autoconfiança muito fortes.

Ter uma diferença, ser diferente, significa, de forma simples, não integrarmos uma categoria ou não apresentarmos uma correspondência com uma referência num dado processo de comparação.

As influências que fazem uma pessoa ser diferente pode estar ligada a grupos sociais, desde bebês entramos em contato com o primeiro grupo (familiar) e partir de então, vamos nos constituindo e nos diferenciando do que podemos ser pela interação com o meio social, regras, convívio e suas influências.

O diferente, seja no pensar, no agir ou culturalmente, nos ensina novos valores e maneiras de enxergar o mundo. Conhecimento nunca é demais, como diz o dito popular. E definitivamente a diversidade não combina com a polarização, que é a concentração de extremos opostos.

Igual e diferente são conceitos relativos, de modo que eles só fazem sentido se for tomado um ponto como referência: igual será tudo aquilo que for suficientemente parecido com o ponto de referência para ser considerado como se fosse o mesmo e diferente tudo aquilo que for dessemelhante o suficiente para ser ...

A diversidade social e cultural é um conceito que serve para mostrar que as pessoas são diferentes em termos de gênero, orientação sexual, classe social, raça e etnia, religião, entre outros aspectos. São as diferenças que nos tornam únicos e que fazem a sociedade ser tão rica.

A lógica por trás da mudança essencialmente é essa: substituímos um elemento de nossas vidas por outro. Para que isso aconteça, precisamos deixar o antigo de lado ao mesmo em que trabalhamos para nos acostumarmos com o novo. Esse processo costuma ser longo, normalmente durando mais do que gostaríamos.

Cinco dicas para ser diferente

  1. Cumpra o que prometer. Se você prometeu alguma coisa, por mais simples que seja, cumpra o prometido. ...
  2. Não minta. Pessoas que falam a verdade, não mentem, são muito diferentes”da grande maioria que conhecemos. ...
  3. Assuma seus erros. ...
  4. Seja gentil, polido(a), educado(a); ...
  5. Seja honesto(a);

As diferenças podem notar-se através dos sentidos (objetos que são diferentes à vista, ao tato, etc.) ou ser detectadas por questões simbólicas (dois gêmeos podem ser bastante diferentes se um deles tiver um caráter tranquilo e o outro for muito traquina).

Distinto: É adjetivo, e tem sentido de sem semelhança; não tem igual. DIFERENTE: algo que difere parcial ou totalmente; aquilo que não é semelhante, igual ou idêntico a algo; Ex: “Você e ela são pessoas diferentes.” DISTINTO: uma palavra um pouco mais formal, mas com significado muito semelhante à “diferente”.

Ser diferente significa não ser indiferente com os outros,é olhar para uma criança com Síndrome de Down e enxergar nela grandes capacidades, mas que precisam as vezes de um tempo um pouco maior para serem desenvolvidas,essas crianças são iluminadas e tem mais a ensinar que aprender, são muito carinhosas.

Essa é a importância da diversidade: proporcionar a oportunidade de reforçar o nosso desenvolvimento como sociedade. Evidentemente, vivemos em um mundo formado por etnias com suas especificidades, mas todos com os mesmos direitos e deveres, baseados em uma condição única de Ser Humano.

Diversidade é a reunião de tudo aquilo que apresenta múltiplos aspectos e que se diferenciam entre si, ex.: diversidade cultural, diversidade biológica, diversidade étnica, linguística, religiosa etc.