O que é senso comum?

Perguntado por: amendes3 . Última atualização: 28 de junho de 2023
4 / 5 16 votos

Senso comum ou conhecimento vulgar é a compreensão do mundo resultante da herança fecunda baseada nas experiências acumuladas por um grupo social.

O senso comum é um tipo de conhecimento popular, adquirido pela observação e pela repetição, que não foi testado metodicamente. O senso comum é adquirido, muitas vezes, por meio das convenções coletivas. O senso comum é um tipo de pensamento que não foi testado, verificado ou metodicamente analisado.

Quando uma pessoa reclama de dores no fígado, é comum alguém dizer que ela pode tomar um chá de boldo que logo a dor vai passar. Esta é uma receita usada pelos mais antigos e que foi repassada de geração em geração, sem que as pessoas soubessem de fato o princípio ativo do boldo e seu efeito nas doenças hepáticas.

O senso comum – ou conhecimento empírico – é o conhecimento gerado a partir das experiências de vida, baseado em intuição ou observação da realidade. O conhecimento científico, entretanto, é gerado a partir de observações e experimentos, que passam por um procedimento metodológico rigoroso.

O senso comum é o conhecimento prático e cotidiano que adquirimos por meio da experiência e da cultura, enquanto o senso crítico é a capacidade de analisar e avaliar ideias e informações de forma objetiva e fundamentada em evidências.

Características do senso comum
é subjetivo e reflete sentimentos e opiniões; considera experiências do cotidiano; aprendizado informal; expressa uma avaliação qualitativa.

É do ser humano: desde que nascemos, estamos sempre em busca de explicações para o que acontece conosco e ao nosso redor. Com as doenças, não é diferente. “Digo sempre que as atitudes que temos diante dos problemas, incluindo os de saúde, refletem as nossas crenças.

É aquele conhecimento que adquirimos ao observar, vivenciar e experimentar o mundo. O senso comum é obtido por meio de conhecimentos empíricos que acumulamos ao longo da vida, sendo passados de geração em geração. Não se baseiam no método científico.

Senso comum é o que está muito difundido, enquanto bom senso é o que se oferece como razão meditada.

A importância do senso comum
O senso comum é uma consequência da realização cotidiana de tarefas e de vivências. Com mais repetições dessas mesmas tarefas, o indivíduo adquire segurança em relação a como se deve comportar e agir, e estabelece relações entre o seu comportamento e os resultados atingidos.

O senso comum, para um grupo de teóricos, é definido de maneira geral como um pensamento simples e superficial oposto ao conhecimento científico, o que traz à tona elementos epistemológicos importantes e que precisam ser mapeados.

O significado de cultura no senso comum costuma vir atrelado a uma ideia de conhecimento, conhecimento esse que se adquire por meio de condições sociais. Por exemplo, “Fulano de Tal é tão culto!

A ciência existe para esclarecer aspectos problemáticos do senso comum, fornecer respaldo aos questionamentos e fundamentar cada conhecimento produzido em resposta às demandas.

Senso crítico significa a capacidade de questionar e analisar de forma racional e inteligente. Segundo o dicionário Aurélio, é a capacidade de analisar, discutir, refletir ou buscar informações antes de tomar uma decisão ou tirar uma conclusão.