O que é sarcasmo?

Perguntado por: isales . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 3 votos

Sarcasmo designa um escárnio ou uma zombaria, intimamente ligado à ironia, com um intuito mordaz quase cruel, muitas vezes ferindo a sensibilidade da pessoa que o recebe. A origem da palavra está ligada ao fato de muitas vezes mordermos os lábios quando alguém se dirige a nós com um sarcasmo mordaz.

Sarcasmo é uma palavra com origem no grego sarkasmós que significa zombaria, gozação, deboche. Uma pessoa sarcástica costuma deixar claro a utilização de hostilidade em seu discurso, mesmo que de forma indireta. Exemplo: “Estou procurando na minha agenda o dia em que pedi sua opinião sobre a minha vida.”

Uma pessoa sarcástica é uma pessoa que usa a ironia de forma a zombar de uma situação ou para insultar uma pessoa de forma mordaz. O sarcasmo pode ter duas funções distintas: acalmar uma situação conflituosa ou causar ofensa em alguém.

O sarcasmo é um recurso expressivo utilizado, sobretudo, com um sentido provocativo, malicioso e de crítica. Ou seja, ele sempre apresenta um tom provocador, mordaz e de zombaria, que apela ao humor ou ao riso. Para alguns estudiosos do tema, o sarcasmo corresponde a um tipo de ironia com um teor provocativo.

Ironia e sarcasmo
No entanto, ao contrário da ironia, o sarcasmo é notadamente mais agressivo e provocador, muitas vezes zombando de algo ou de alguém. A ironia, por sua vez, pode ser mais leve ou menos óbvia e mais sutil no tom de deboche.

Existem basicamente três tipos de ironia: oral ou verbal; dramática, teatral ou satírica; de situação.

Um grupo de cientistas da Universidade da Califórnia divulgou hoje que a incapacidade de detectar sarcasmo e mentiras pode ser um dos primeiros sinais da deterioração cerebral, provocada por algumas doenças, que leva à demência.

Existe o riso sardônico, um riso que denota ironia, zombaria, desprezo.

A pessoa considerada sarcástica usa essa figura de linguagem para emitir uma opinião ou comentário com tom zombador ou ofensivo. É o tipo de sujeito que sempre tem uma “piada ácida” para dizer. Essa forma de expressão não é bem aceita por algumas pessoas.

A pessoa sarcástica faz questão de que os outros percebam suas intenções nada amigáveis e faz isso por meio do tom de voz que emprega na frase. Esse tipo de comunicação torna-se agressivo, embora não se utilize de palavras agressivas.