O que é reiki?

Perguntado por: ohipolito4 . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.4 / 5 14 votos

Reiki é uma forma de medicina alternativa baseada em pseudociência. Os praticantes usam a imposição de mãos para alegadamente transferir "energia vital universal" para o paciente com fins curativos.

O Reiki é uma prática tibetana, redescoberta no Japão, que tem como objetivo revitalizar a energia geral do indivíduo, para este atingir um estado harmonioso e saudável. Esta terapia complementar é um sistema de cura natural que fortalece o organismo, promove o relaxamento profundo, a cura e o autoconhecimento.

O reiki é considerado uma terapia integrativa em que o reikiano (ou mestre) estende suas mãos sob algumas partes do corpo para canalizar a energia vital universal com o objetivo de equilibrar o corpo e a mente. É, inclusive, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e aplicado no Sistema Único de Saúde (SUS).

O terapeuta irá aproximar suas mãos ou tocar um ponto-chave do corpo ligado aos sete chakras principais, fazendo a transmissão de energia, a fim de restabelecer o fluxo de energético destes pontos. A sessão dura cerca de 1 hora e, durante o período, o terapeuta passa suas mãos por pontos vitais do corpo do paciente.

O Reiki é considerado pelos seus praticantes como uma terapia holística que traz cura espiritual, mental, emocional e física. Segundo os conceitos do Reiki, esta forma de energia é inesgotável e qualquer pessoa pode acedê-la por meio de um processo de sintonização realizado por um mestre de Reiki.

O preço em média de um aula de reiki é de R$ 88.

O Reiki é indicado nos casos de ansiedade, estresse, depressão, bipolaridade, cansaço físico e mental, doenças em geral e para quem quer ficar energeticamente bem.

O método de Reiki baseia-se na crença hindu sobre os Chakras, o que explicaria os estados de saúde dos seres humanos.

Não quer dizer que seja 100% dos seus casos mas sim que é o mais comum acontecer quando fazem Reiki a alguém. Isto tem a ver com a forma pessoal de trabalhar com a energia e nada disso é errado, é simplemente natural. Curiosamente, também alguns terapeutas choram durante o tratamento.

Algo a ter muito em conta, para verificares quando não aplicar Reiki a alguém, é se a pessoa está num estado debilitado, física, mental, emocional, espiritualmente.

A aplicação do Reiki constitui-se numa antiga arte budista de canalizar a energia universal pela imposição das mãos. Para se tornar um canal de energia Reiki, uma pessoa precisa apenas ser iniciada (sintonizada) por um Mestre de Reiki devidamente habilitado.

Os cinco princípios pedem uma ação, em primeiro lugar, para connosco. Em nós tem que começar a calma, a confiança, a gratidão, a honestidade e a bondade.

A sessão de Reiki demora em média de 30 minutos a 1 hora, e não há qualquer tipo de restrição quanto à terapia.

De acordo com a filosofia do Reiki, a doença física, emocional, mental ou espiritual surge quando um campo de energia é bloqueado. Ao restabelecer o fluxo normal de energia através da técnica, nosso corpo pode efetivamente ativar seu sistema de sobrevivência e restaurar a saúde e a vitalidade.