O que é reciprocidade no amor frases?

Perguntado por: aalegria . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.6 / 5 13 votos

Recíproco é colo, é abraço, é olho no olho. Amor recebido e não cobrado. Jamais desperte sentimentos em alguém se não for capaz de retribuir da mesma maneira. A pessoa ideal é simplesmente aquela que você ama e que também ama você.

O conceito de reciprocidade, por sua vez, consiste na correspondência e na mutualidade de sentimentos. Se você ama o seu namorado, e o seu namorado ama você, por exemplo, estamos diante de uma relação de amor recíproco.

Reciprocidade é tudo: é devolver aquilo que você recebeu. Reciprocidade é retribuir tudo que recebe de bom do seu amor, dos amigos, de Deus, de quem quer que seja. A gente quer que as pessoas retribuam o nosso carinho, dedicação, amor e amizade.

Os psicólogos afirmam: a reciprocidade não é apenas importante no relacionamento. Ela é um princípio valioso para a vida. A reciprocidade e a cooperação são valiosas para a nossa vida pois todos temos pontos fortes e fracos. E é importante trabalhar junto com outras pessoas para atingirmos felicidade e bem-estar.

O que significa Recíproco:
Se uma pessoa diz: “prezo muito a nossa amizade” e ouve a resposta “o recíproco é verdadeiro”, significa que essa última tem o mesmo sentimento. No caso da expressão "amor recíproco", o recíproco indica que o amor é correspondido.

Um relacionamento sem reciprocidade é quando o desejo de melhorar a relação só vem de uma parte. Será preciso muita autoestima para findar este relacionamento. Então se coloque em primeiro lugar, e tenha amor-próprio. Ou seja, a melhor forma de resolver uma relação que não flui é saindo dela.

Ser grato é muito importante, está é uma das formas mais simples de demonstrar reciprocidade. É importante que sejamos gratos pelo que outras pessoas nos fizeram, buscando expressar isto de forma consciente. Então, sempre que você receber algum retorno ou ajuda positiva, expresse sua gratidão.

Reciprocidade afetiva
Cada um reage de uma forma e em intensidades variadas aos sentimentos. Para isto, existe a reciprocidade afetiva que surge quando você sabe e consegue responder aos sentimentos que gera na outra pessoa.

O conceito de reciprocidade se refere a uma troca ou acordo firmado entre duas pessoas ou, de forma resumida, ao ato de dar e receber. Quando alguém recebe um elogio, por exemplo, é comum que responda dizendo que a recíproca é verdadeira, ou seja, que aquilo que foi dito também se aplica a quem falou.

Ser recíproco se baseia no respeito mútuo, afeto e consideração pelo outro. Ações reais precisam reforçar essa consideração para deixar a outra parte segura. A partir do exemplo fica mais fácil entender o que é a reciprocidade no amor.

Existem dois tipos de paixão, a recíproca e a não recíproca. Quando há paixão recíproca, duas pessoas sentem uma atração mútua e decidem se unir em uma relação e expressar seus sentimentos. Já na paixão não recíproca, uma das pessoas não sente a mesma coisa, ou os dois são impedidos de estar juntos.

Dar e receber: esse é o melhor sinônimo para a reciprocidade em um relacionamento. A grande questão é que muitos casais não vivem uma relação plena e equilibrada e, nesses casos, sempre uma das partes acha que se dedica bem mais do que a outra.

Costuma-se dar o nome de amor verdadeiro a um sentimento muito forte de afeto entre duas pessoas. Esse sentimento é tão intenso que é capaz de unir essas duas pessoas sob quaisquer circunstâncias, mesmo diante das maiores dificuldades e provações.

O que é o amor platônico:
Amor platônico também pode ser um amor impossível, difícil ou que não é correspondido. Muitas vezes, uma pessoa tem um amor ou paixão platônica e nunca tenta sair dessa fase por medo de se machucar ou de verificar que as suas fantasias e expectativas não correspondem à realidade.