O que é rapé?

Perguntado por: mfreitas . Última atualização: 28 de junho de 2023
4 / 5 17 votos

O rapé é o tabaco em pó que serve para cheirar. É o pó extraído das folhas de tabaco que, moído e torrado e é assoprado no nariz por alguém ou sozinho. O hábito de consumir rapé era bastante difundido no Brasil até ao início do século XX.

Por ser uma substância enteógena, ao ser utilizado, o rapé causa uma sensação de leveza, energização e limpeza espiritual. Justamente por fazer essa limpeza profunda é que ele pode causar algumas reações como suor excessivo, vômito e fraqueza. A substância é considerada uma medicina sagrada.

O rapé é um pó fino feito de tabaco juntamente com um composto de cascas de árvores, ervas e outras plantas. Ao ser inalado, o rapé possui efeitos curativos e ritualísticos. O uso do rapé tradicional começou a milhares de anos nas tribos indígenas da América do Sul.

Um pó alucinógeno no limite da legalidade está se popularizando entre frequentadores de bares e baladas alternativas na capital. É o rapé da Amazônia, composto de ervas, cascas de árvores e outras plantas tradicionalmente usadas por tribos indígenas da América do Sul há milhares de anos.

TABACO INALÁVEL (rapé)
Também conhecido como rapé. Apesar de não produzir fumaça, por se tratar de produto derivado do tabaco, apresenta riscos à saúde. Assim como todos os produtos derivados do tabaco, contem nicotina, que causa dependência.

Quem tem problemas cardíacos, grávidas e usuários de remédios controlados, não devem usar a substância, porque pode ser prejudicial à saúde.

O uso diário e frequente de rapé pode causar lesões e irritação na mucosa interna do nariz, e apesar de não gerar fumaça, o tabaco contido na base de sua composição pode causar dependência. Ainda, há estudos na Europa que estão sendo encaminhados sobre a possibilidade de o rapé causar câncer ao longo do tempo de uso.

A duração dos efeitos do rapé é relativamente curta, em média trinta minutos, enquanto a cocaína, depois de injetada ou usada por via intranasal, provoca efeitos com duração em torno de 20 a 45 minutos.

Contudo, o uso dessa medicina sagrada envolve toda uma ritualística espiritual e também age no físico, que são coisas que as crianças ainda não precisam ser expostas. Em seguida, de acordo com a lei brasileira, menores de 18 anos não podem usar rapé.

O rapé é uma Medicina Sagrada de origem indígena, uma tradição cultural e espiritual dos povos indígenas da região amazônica. Normalmente produzido com Tabaco, cinzas e ervas.

Os diferentes tipos de tabaco sem fumaça (mastigável ou rapé) são menos cancerígenos do que os usados para fumar, mas os que os consomem não estão livres de perigo, afirma a edição mais recente da revista médica "The Lancet Oncology".